segunda-feira, 25 de março de 2013

{diversos} O Facebook e o (ex)morador de rua



Que o Facebook é uma poderosa ferramenta para empresas e sites, disso ninguém mais tem dúvidas. Entretanto, mais do que mero entretenimento, a rede social tem realizado situações inacreditáveis. Um dos mais famosos é o do “mendigo gato” de Curitiba, que após ter sua foto postada, foi reconhecido por familiares e hoje está em tratamento para ficar livre das drogas. Uma postagem totalmente sem segundas intenções pode alcançar proporções ainda maiores e se você acha que o Facebook não tem como mudar a vida de uma pessoa, um caso real comprova o contrário.

Shalla e Raimundo se despedindo após a primeira visita dela à Goiânia. Foto: Reprodução. 

Raimundo era um mendigo que “morava” em uma rua do Rio de Janeiro (desculpe, mas não lembro agora o bairro). Uma das moradoras, chamada Shalla acabou fazendo amizade com ele, que sempre escrevia poemas e frases. Sem saber como ajudá-lo realmente, ela criou uma página para o Raimundo no Facebook com a intenção de publicar seus poemas, já que o desejo dele é um dia poder tornar todos os seus escritos em um livro. A página começou a ter muitos acessos, até que a família de Raimundo, que mora em Goiânia, o reconheceu e quis levá-lo de volta para casa. 

Foi então que tudo começou a mudar. Shalla conseguiu um lugar para ele ficar na prefeitura, onde foi acompanhado por psicólogos, assistentes sociais, ganhou roupas novas e ele foi sendo preparado para retornar ao ambiente familiar, afinal foram mais de 50 anos longe deles.

Hoje, Raimundo está de volta a sua casa, foi muito bem recebido pela família e tem uma vida totalmente diferente de antes. Ele cortou os cabelos e inclusive, Shalla foi visitá-lo na nova casa. Para quem pensa que Facebook é apenas entretenimento,  a atitude despretensiosa de uma admiradora dos escritos de Raimundo, tornou possível essa reintegração e retorno ao âmbito familiar.

“Sinto que minha missão ao criar esta página para o Raimundo, que foi ajudar a realizar o seu sonho – publicar seu Livro – e melhorar as suas condições, obteve um êxito ainda maior que é a certeza de que neste momento ele esta amparado, amado e em condições de realizar tantos sonhos quanto tenha”, afirma Shalla em uma das postagens na página de Raimundo.

E então, o Facebook pode ou não ser usado para outras finalidades mais altruístas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário