quarta-feira, 27 de março de 2013

{livro} A Casa do Delírio - uma história emocionante!




A Casa do Delírio - Reportagem No Manicômio Judiciário de Franco da Rocha
Autor: Tavolaro, Douglas
Editora: Senac São Paulo

Sinopse
Inaugurado no último dia de 1933, o Manicômio Judiciário de Franco da Rocha continua sendo o maior abrigo de doentes mentais criminosos do Brasil. Foi considerado nos anos 1950 um dos mais importantes hospitais-presídio da América-Latina, na vanguarda dos estudos psiquiátricos, mas nos 1960 tornou-se um "depósito de loucos" superlotado, como os horrores dessa situação: fome, sujeira, doença, violência. Hoje, com dignidade em recuperação, luta para livrar-se do estigma de ter sido um inferno onde quem entra só sai morto. Conta-se aqui a história do manicômio e a de alguns de seus personagens marcantes; mostra-se a rotina insana conforme a captou o olhar atento e a sensibilidade do autor. Diversos fatos narrados causam o impacto de uma dura realidade, sem que se perca sua dimensão humana.


Relatos impressionantes

Este livro eu tive a oportunidade de lê-lo ainda no ano passado e me esqueci de postar aqui antes. Na verdade, eu leio tanto que não dá muito tempo de falar sobre um. Atualmente, estou lendo O Diário de Anne Frank e assim que terminar, coloco a minha resenha aqui. Mas sem mudar de assunto, este livro do autor Douglas Tavolaro é um grande achado!

A leitura é muito tranquila, muito bem escrito e a trama te prende pela forma com que o autor destrincha cada história. É possível compreender bem o que se passa na mente de cada uma dessas pessoas que se encontram presas em um manicômio por não terem condições psicológicas de conviverem em sociedade sem causar algum mal a outro ser humano.

São “lutas” psicológicas que eles enfrentam onde uma “voz” os dizem o que fazer, enquanto a sua característica humana tenta impeli-lo de cometer algum crime. São relatos impressionantes, e totalmente humanos de alguém que conviveu bem de perto com essas pessoas. Uma leitura recomendadíssima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário