segunda-feira, 9 de março de 2015

PILATES: 10 PERGUNTAS E RESPOSTAS



Motivos para você praticar o pilates é o que não falta. A técnica envolve o fortalecimento da musculatura do abdômen, trabalha a respiração, equilíbrio, flexibilidade e muito mais.
A prática do método Pilates promove inúmeros benefícios não só para o corpo, mas também para a mente. Seus exercícios feitos no solo ou em equipamentos são indispensáveis para quem deseja manter uma qualidade de vida”, afirma Gabrielle Barbosa de Souza, fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética.

Apesar de todos os seus benefícios, será que o pilates pode ser praticado todos os dias? A técnica cura a hérnia de disco? É a mesma coisa que musculação? Pilates emagrece? Se você ainda tem algumas dúvidas sobre está nova modalidade, confira 10 dúvidas respondidas pela fisioterapeuta Gabrielle Souza do Fit Body Pilates Spa & Estética.

1) O pilates é feito no solo ou em aparelhos?
Os exercícios podem ser feitos no solo e em aparelhos. No solo, os exercícios exigem um pouco mais de esforço se comparado com o aparelho. Os aparelhos utilizados no pilates são: reformer, cadillac, chair e Ladder Barrel, entre outros acessórios e cada um desses aparelhos trabalha a reeducação postural, joelhos, faz alongamento, tonifica o abdômen, entre outros benefícios.

2) O pilates promove os mesmos benefícios da musculação?
Não. Os exercícios no pilates têm como principal objetivo fortalecer os músculos e não fazer com que músculos cresçam como na musculação. Além disso, o pilates promove atividades totalmente diferentes da musculação.

3)Quantas vezes é permitido fazer pilates na semana?
O ideal é fazer entre duas a três vezes por semana para que o aluno consiga melhorar o seu condicionamento.

4)Gestantes também podem fazer pilates?
Somente com a liberação do médico. O pilates ajuda a trabalhar os músculos do assoalho pélvico, abdominais e o diafragma. Eles auxiliam no trabalho do parto e também contribui para evitar dores nas costas e estimula a circulação.

5) O pilates melhora a coluna?
Os exercícios alongam, aumenta a flexibilidade, mantém a postura prevenindo dores. Antes de começar as aulas de pilates, o instrutor deve fazer uma avaliação para identificar os problemas e limitações.

6)Existe  diferença entre Pilates e Yoga?
O pilates foi criado para melhorar a postura, a respiração, a força e a flexibilidade. O pilates é um exercício focado no físico, que exige disciplina e oferece benefícios a longo prazo. Já o yoga tem cunho emocional e mental também. Os movimentos, que também envolvem a meditação, servem, antes de tudo, para acalmar o sistema nervoso e aumentar a sensação de bem-estar. No aspecto físico, o yoga trabalha a flexibilidade e o equilíbrio. Ele também dá uma turbinada nos músculos por que a maioria dos exercícios é feito em isometria.

7)O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa?
O pilates pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer faixa etária, mas é fundamental uma avaliação física anterior à execução dos exercícios para identificar as necessidades de cada indivíduo e adequar o método às suas reais possibilidades. Em caso de pessoas com problemas na coluna ou nas articulações, algumas atividades deverão ser adaptadas por profissionais qualificados para restabelecer o equilíbrio e evitar lesões.

8) Quando consigo notar os resultados?

É preciso avaliar o condicionamento e o programa de treinamento de cada aluno, pois cada um possui uma característica. Os resultados podem ser notados a partir da décima aula. O aluno irá perceber que está mais alongado, possui mais força e flexibilidade.


9) Pilates ajuda no emagrecimento?
Não necessariamente. Alguns exercícios até pedem que o aluno faça um esforço físico, o que faz emagrecer, mas vale ressaltar que emagrecer não é o principal objetivo do pilates. 

10) Pilates cura a hérnia de disco?
O pilates reduz as dores e promover uma qualidade de vida ao paciente. Os exercícios fortalecem os músculos abdominais e corrigem vícios posturais. 



Fonte: Sacha Silveira - Assessoria de Comunicação

Fotos reprodução da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário