segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Quando ser frágil é ser forte



No ambiente de trabalho, é esperado que as pessoas mantenham uma compostura, o que pode causar, por vezes, que elas construam uma barreira, afastando-se dos outros. O ambiente empresarial em si pode ajudar para que isso aconteça, pela recorrente impessoalidade e rigidez da qual ele diversas vezes se compõe.

Entretanto, esse ambiente de austeridade, que pode ser normal para tantos, pode se tornar um verdadeiro pesadelo para outros. Ambientes que são muito fechados para as interações amigáveis podem sobrecarregar uma pessoa, especialmente caso ela seja um líder de equipe, por exemplo. Segundo o Co-CEO do Instituto Internacional Japonês de Coaching, João Alexandre Borba, as pessoas tendem a se fechar, como sinal de força. “O que torna uma pessoa forte é ela ser flexível, e não rígida, sabendo se moldar diante das mudanças na vida. As pessoas procuram a força na rigidez quando, na verdade, deveriam procurar a mesma na vulnerabilidade”, afirma.

Ele explica que a vulnerabilidade não deve ser vista de uma maneira negativa. “Empresários normalmente tendem a não se abrir e compartilhar seus problemas e angústias, principalmente com quem é do trabalho, por medo de parecerem fracos. Na verdade, é quando você se expõe para outra pessoa (um amigo ou parente), desabafando de maneira sincera, que você se torna forte, pois permite que outras pessoas o conheçam intimamente”, pontua.

Fotos: Reprodução internet.
O psicólogo e master coach observa, atualmente, as pessoas estão acostumadas a terem relações superficiais, em que, raramente, uns se importam verdadeiramente com os outros, por isso essa atitude de baixar as barreiras e se abrir parece extrema. “No momento em que as pessoas se abrem, seja com um amigo, Coach ou psicólogo, elas se sentem mais leves, e, por vezes, acabam tendo insights sobre um projeto que estava parado há tempos, por exemplo. Já tive clientes que, ao desabafarem sobre algo, terminaram por agradecer bastante por estarem podendo ser eles mesmos diante de alguém. É comum o problema ao ser exposto deixar de ser um bicho de sete cabeças, tornando-se mais fácil encontrar uma estratégia para resolvê-lo”, lembra.

Borba finaliza, falando que, por muitas vezes, é difícil encontrar alguém dentro do ambiente empresarial que seja confiável, exatamente pelo fato de que pessoas más intencionadas podem usar seus problemas contra você. “Por isso, caso este seja o caso, procure alguém confiável em outro ambiente e conte algo íntimo e que te angustia para esta pessoa. Depois, perceba como aquilo mexeu com você, e detecte se você sentirá certo alívio depois disso, o que com certeza acontecerá. Se expor é algo libertador quando acontece.”, conclui.



O especialista
João Alexandre Borba, ​CEO do Instituto Internacional Japonês de Coaching e Psicólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário