terça-feira, 9 de abril de 2013

{gente} Céline: um misto de talento e perseverança




Uma voz potente e singular. Assim podemos definir a cantora canadense Céline Dion. Aos 45 anos, Céline vendeu 175 milhões em vendas de álbuns em todo o mundo e recebeu o prêmio de maior artista feminina de todos os tempos no World Music Awards. Suas músicas, que recebeu influências do pop, rock, música clássica, gospel e R&B alcançou níveis nunca antes imaginados e seu nome e talento são conhecidos em todo o mundo. Pela fama atual, parece até que Céline é uma mulher de sorte, mas na verdade, se você conhecer a história dela de perto, verá que o sucesso é, na verdade, resultado de uma enorme persistência.

Céline nasceu em 30 de março de 1968 e é a mais nova de 14 irmãos. A família de origem pobre, investiu todo o dinheiro que conseguiu juntar na compra de um Pub ("public house", estabelecimento licenciado para servir bebidas alcoólicas). Aos 5 anos de idade, Céline cantou em público pela primeira vez, no casamento do irmão Michael e ali, a família percebeu o talento da pequena notável na música.

Na adolescência, a cantora canadense era excluída pelos amigos da escola, tudo por causa de seu tipo físico. Alta, magra e com dentes tortos, Céline era ignorada e às vezes, até maltratada pelos colegas. Mas era em casa que ela encontrava seu refúgio. Em meio a pobreza, a família sempre permaneceu unida.

Aos 12, Céline participou da composição da música "Ce n'était qu'un rêve" (Foi apenas um sonho, tradução livre), com sua mãe e irmãos. A canção foi gravada numa fita cassete e enviada para René Angélil. O nome do empresário foi descoberto na contracapa de um disco de Ginette Reno, uma das cantoras mais famosas naquela época.

Durante dois dias intermináveis eles não tiveram nenhuma resposta. Decidido a fazer o empresário ouvir a voz da irmã, Michel ligou para René para pedir uma resposta. Assim como qualquer outro empresário musical, ele não tivera tempo de ouvir e admirar a bela voz de Céline, mas assim que ouviu ele soube imediatamente que aquela era uma voz única e que merecia ser amplamente divulgada.

Para financiar lançamento do primeiro álbum de Céline, René fez algo impensável para qualquer americano: hipotecou a própria casa. E o retorno logo foi alcançado, o álbum de estreia La Voix Du Bon Dieu (A voz do bom Deus, tradução livre), se tornou o mais vendido no mercado local e transformou Céline numa estrela instantânea.

Em 1992, os dois álbuns fizeram de Céline a maior estrela do ano no Reino Unido e nos Estados Unidos e ela alcançou o que tanto almejava: entrar para o ramo da música norte-americano e se tornar uma estrela internacional.

Ordem do dia é...
Assim como na história de Céline e de muitas outras celebridades que vamos apresentar aqui nas próximas semanas, a perseverança foi o ingrediente principal para o sucesso. Nem todas as pessoas têm o mesmo objetivo de se tornarem famosas, mas cada um de nós tem um sonho, uma meta, um objetivo a ser alcançado e, independente do sonho, a perseverança é que vai te ajudar a conquistá-lo. Nada na vida do ser humano acontece de forma aleatória ou automática. Na busca pelo sucesso, seja ele profissional, na carreira, na família, na vida pessoal, etc., vale tudo, ou quase tudo. Puxar tapete do outro, não vale. Acreditar em si mesmo, isso vale.

Pense no seu objetivo. Agora pense no que você pode e deve fazer para alcançá-lo. Nem sempre no início a tarefa é fácil. Às vezes é preciso pedir ajuda a alguém para trilhar esse caminho. Por exemplo, você quer muito trabalhar em determinada empresa, mas não conhece ninguém que possa indicá-lo. O que fazer nesse caso? Esperar pacientemente que um dia abra uma vaga e alguém ache seu número “sem querer” na lista telefônica e te convide para uma seleção ou enviar o currículo e se preparar para a entrevista?

Quando visualizar o que deseja, foque no seu objetivo e não desista até alcançá-lo. Procure ver a cada dia o que precisa fazer ou em quê precisa se ajustar para torná-lo realidade. Como diria Johann Goethe:

“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.”


Fotos: celinedion.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário