segunda-feira, 15 de abril de 2013

{moda} Qual a roupa adequada ao ambiente de trabalho?




Há algum tempo, eu li uma matéria em uma determinada revista (não lembro onde), falando sobre a importância do vestuário adequado ao ambiente de trabalho. Fui procurando me informar mais sobre o assunto de tal forma que isso mudou minha maneira de pensar e vestir para o trabalho. Hoje não me vejo mais indo trabalhar com a cara de quem acabou de acordar ou ainda com uma roupa desleixada.

Na matéria, um dos pontos que me chamou mais a atenção foi o fato da entrevistada relatar que perdeu uma promoção na multinacional onde trabalhava por conta da roupa e ela só ficou sabendo disso quando foi conversar com a chefe. Sobre o porquê de não ter recebido a confiança de um cargo maior, a resposta foi bem incisiva, as roupas que ela usava diariamente não condiziam com o cargo almejado.

E ao invés de se lamuriar e lamentar pelo ocorrido, a entrevistada correu atrás do tempo perdido, repaginou o guarda roupa, observou qual  tipo de vestuário que a chefe utilizava e pouco tempo depois conseguiu o cargo.

Pode parecer bem preconceituoso o fato das empresas buscarem profissionais vestidos adequadamente
para o cargo que ocupa, mas se pensarmos bem, nosso cartão de visita é a nossa apresentação pessoal. Imagine ir a um gerente bancário e ele estar trajando bermuda daquelas estilo surfista, camiseta e chinelos. Será que sua confiança nele seria a mesma de que o outro gerente trajando terno? Não estamos aqui colocando em xeque a competência de cada um, mas sim a primeira impressão que você terá ao ser recebido por eles. 

Como existem diversas profissões, não há uma manual único que se adeque a cada área, até porque uma advogada vai se vestir de forma diferente do que uma personal trainer por exemplo. O mais importante de tudo é ter bom senso para descobrir qual tipo de roupa é mais adequada ao seu cargo. Para acertar na escolha da roupa, confira estas dicas:

- Observe como se vestem os demais funcionários que ocupam o mesmo cargo que o seu. Só por essa questão, já dá para ter uma noção da melhor escolha;

- Seu estilo é uma coisa, o vestuário adequado para o cargo é outra. Procure adequar sua personalidade no vestir à sua profissão;

- Cinco itens nunca, em circunstância alguma devem ser usados no local de trabalho, mesmo que você trabalhe numa academia de ginástica: barriga de fora, roupas justas ou curtas demais, decotes generosos e transparências em excesso*;

- Tenha bom senso para descobrir qual o melhor vestuário para o seu cargo. Na dúvida, procure um consultor de estilo que vai te ajudar bastante.

*Quando falamos da transparência, não queremos dizer com isso que nunca poderá ser usada no local de trabalho. Há as suas exceções. Uma camisa de tule, por exemplo, (foto abaixo) é transparente, mas pode ser usada no local de trabalho. Como? Com uma regata preta por baixo. Vai mostrar pouca pele e não vai deixar transparecer vulgaridade ou sensualidade. Já a mesma camisa, sem a camiseta pode ser usada num happy hour com amigos, sem problema algum. Viu como é possível adequar a mesma peça de roupa a ambientes variados? Basta ter sensibilidade e um toque de modernidade.






Fotos: Reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário