Há algum tempo, eu li uma matéria em uma determinada revista (não lembro onde), falando sobre a importância do vestuário adequado ao ambiente de trabalho. Fui procurando me informar mais sobre o assunto de tal forma que isso mudou minha maneira de pensar e vestir para o trabalho. Hoje não me vejo mais indo trabalhar com a cara de quem acabou de acordar ou ainda com uma roupa desleixada.
Na matéria, um dos pontos que me chamou mais a atenção foi o fato da entrevistada relatar que perdeu uma promoção na multinacional onde trabalhava por conta da roupa e ela só ficou sabendo disso quando foi conversar com a chefe. Sobre o porquê de não ter recebido a confiança de um cargo maior, a resposta foi bem incisiva, as roupas que ela usava diariamente não condiziam com o cargo almejado.
E ao invés de se lamuriar e lamentar pelo ocorrido, a entrevistada correu atrás do tempo perdido, repaginou o guarda roupa, observou qual tipo de vestuário que a chefe utilizava e pouco tempo depois conseguiu o cargo.
Pode parecer bem preconceituoso o fato das empresas buscarem profissionais vestidos adequadamente
para o cargo que ocupa, mas se pensarmos bem, nosso cartão de visita é a nossa apresentação pessoal. Imagine ir a um gerente bancário e ele estar trajando bermuda daquelas estilo surfista, camiseta e chinelos. Será que sua confiança nele seria a mesma de que o outro gerente trajando terno? Não estamos aqui colocando em xeque a competência de cada um, mas sim a primeira impressão que você terá ao ser recebido por eles.
- Observe como se vestem os demais funcionários que ocupam o mesmo cargo que o seu. Só por essa questão, já dá para ter uma noção da melhor escolha;
- Seu estilo é uma coisa, o vestuário adequado para o cargo é outra. Procure adequar sua personalidade no vestir à sua profissão;
- Cinco itens nunca, em circunstância alguma devem ser usados no local de trabalho, mesmo que você trabalhe numa academia de ginástica: barriga de fora, roupas justas ou curtas demais, decotes generosos e transparências em excesso*;
- Tenha bom senso para descobrir qual o melhor vestuário para o seu cargo. Na dúvida, procure um consultor de estilo que vai te ajudar bastante.
*Quando falamos da transparência, não queremos dizer com isso que nunca poderá ser usada no local de trabalho. Há as suas exceções. Uma camisa de tule, por exemplo, (foto abaixo) é transparente, mas pode ser usada no local de trabalho. Como? Com uma regata preta por baixo. Vai mostrar pouca pele e não vai deixar transparecer vulgaridade ou sensualidade. Já a mesma camisa, sem a camiseta pode ser usada num happy hour com amigos, sem problema algum. Viu como é possível adequar a mesma peça de roupa a ambientes variados? Basta ter sensibilidade e um toque de modernidade.
Fotos: Reprodução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário