segunda-feira, 8 de abril de 2013

{dicas} A elegância no dia a dia



Elegante, entre outros significados, é “aquele que denota boa educação e se caracteriza por boas maneiras”. E essa é uma qualidade que vem sendo deixada de lado ultimamente. Muitas são as pessoas que percebem e reclamam da falta de discrição e gentileza no dia a dia. No transporte público, idosos permanecem em pé, enquanto jovens estão confortavelmente acomodados nos assentos preferenciais; nas filas dos bancos, sempre há aquele “apressadinho” que tenta passar à frente. Nem mesmo as relações via redes sociais têm ficado de fora: há sempre alguém bisbilhotando suas publicações ou fazendo comentários maldosos.

O fato é que o ser humano vem ficando cada vez mais individualista e as famosas palavrinhas mágicas – “desculpe”, “por favor”, “com licença” e “obrigado” – estão se tornando obsoletas. A consequência é um ambiente social hostil e desagradável. Precisamos ter sempre em mente as três qualidades imprescindíveis para um bom convívio social: discrição, gentileza e elegância.

Redes sociais: Evite fazer comentários maldosos ou críticos demais nas postagens alheias. Além disso, nem sempre somos compreendidos nas coisas que escrevemos. Se acha que determinado amigo sempre publica assuntos inconvenientes ou que não lhe agradam, é mais elegante excluí-lo da sua lista do que enchê-lo de comentários desagradáveis. Não são todas as pessoas que recebem uma crítica e de imediato aprendem com ela. É mais provável ganhar um inimigo!


Transporte público: Os assentos preferenciais são voltados para gestantes, pessoas com crianças de colo, idosos e deficientes. Se não tiver ninguém com nenhuma dessas características no momento, o acesso a estes assentos são livres, caso contrário, ceda o lugar. O respeito ao próximo é um dos pilares que garantem a boa convivência.


Uso de telefones celulares, tablets, e demais itens tecnológicos: O uso de recursos tecnológicos facilita bastante no dia a dia, mas é bom usar com moderação. Nunca ouça músicas ou veja vídeos sem o uso do fone de ouvido, afinal, nem todos estão interessados no que você ouve ou assiste. No trabalho, utilize o celular no modo silencioso ou com o volume da campainha baixo. E o principal, durante o encontro com amigos, atenda somente ligações importantes. Quando você interrompe a conversa em qualquer ligação, a impressão que você transmite é de que aquela ligação é mais importante do que a pessoa que está com você naquele momento. 



 Fotos: Reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário