quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

5 alimentos que parecem ser saudáveis, mas não são



Evitar o consumo de refrigerante e optar por um suco de caixinha é uma das medidas tomadas por quem busca um corpo perfeito e, obviamente, deseja manter o controle do peso. Mas diferente do que parece, nem todos os alimentos que aparentemente são menos calóricos e mais saudáveis, de fato, são.

Muitos produtos são verdadeiras armadilhas para a silhueta e para a saúde, podendo causar um efeito contrário do prometido. Os famosos sucos de caixinha, por exemplo, contêm excesso de açúcares, corantes e aromatizantes para conservar o produto, mas tais substâncias podem desencadear reações alérgicas em pessoas com asma brônquica.

“Mesmo os sucos em caixinha que são light, podem prejudicar o fluxo intestinal por causa da presença elevada de corantes. E, devido ao processo de industrialização da bebida, muitos minerais, fibras e vitaminas presentes na composição da fruta são desperdiçados. Sendo assim, a função nutritiva do suco já não é mais a mesma”, explica a Dra. Ana Huggler, nutricionista da Global Nutrição.

A nutricionista explica que o suco fresco feito diretamente da fruta é sempre a melhor opção. Porém, precisa ser consumido o quanto antes para que suas vitaminas não sejam desperdiçadas. “Após o preparo, deve ser ingerido no período de 30 ou 60 minutos, já que a vitamina C presente nas frutas se perde com facilidade”, descreve a Dra. Ana, alertando ainda que o consumo precisa ser moderado, pois algumas frutas possuem alto valor calórico.

Além do suco de caixinha, a nutricionista lista outros quatro exemplos. Confira a seguir:

Barra de cereal: indicadas para os lanches nos intervalos entre as grandes refeições por causa do baixo índice calórico e teor de gordura, é preciso ficar atento às especificações nos rótulos de algumas marcas, pois pode haver excesso de açúcares, sódio e gorduras saturadas. Assim como os produtos industrializados, em sua composição possuem muitos conservantes que, quando ingeridos em excesso, prejudicam a funcionalidade do organismo.

Sopas em pó: opção para quem busca uma alimentação rápida, porém, com poucas calorias o consumo com frequência pode acarretar em problemas de hipertensão. Isto porque, em sua composição há uma presença elevada de sódio que pode sobrecarregar os rins e dificultar o funcionamento do coração.

Bebidas esportivas: essas bebidas são indicadas para quem costuma praticar atividade física intensa, porque possuem grandes quantidades de potássio e sódio e funcionam como repositores de eletrólitos. Não são recomendadas para pessoas que estão acima do peso ou que praticam atividades moderados, pois podem contribuir para a elevação do peso.

Pães multigrãos: embora o nome dê a entender que são ricos em fibras e nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, nem sempre trazem o benefício nutricional promovido por um grão integral, pois muitos são preparados com grãos refinados.



Então, como controlar o peso?

Para obter o controle do peso a indicação é comer de três em três horas e escolher uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes aliada à prática de atividades físicas com regularidade. “Na dieta do genótipo, por exemplo, trabalhamos com os alimentos que são mais indicados para o organismo de cada pessoa. Mas para determinar o cardápio, é preciso informações do tipo sanguíneo e medições corporais da pessoa”, afirma a Dra. Ana.
Com isso, cada um se encaixará nos 6 genótipos existentes que são: caçador, coletor, professor, explorador, guerreiro e nômade. “A partir da determinação do genótipo, indicamos os alimentos que ativam ou silenciam os genes responsáveis pelo acúmulo de gordura em excesso. Assim, podemos prevenir o aparecimento de doenças como alterações no colesterol, pressão alta e diabetes”, conclui a nutricionista, Dra. Ana Huggler.

Com informações de Sacha Silveira Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário