quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

{Culinária} Picanha assada com sal grosso



Que tal fazer uma receita para domingo hiper fácil, super deliciosa e mega prática? Assim é essa receita de picanha. Você monta, pode deixar na geladeira por algumas horas e pouco tempo antes da refeição é só colocar no forno. E para acompanhar, um arroz branco e uma saladinha complementam muito bem essa delícia. Eu fiz neste domingo e confesso que a quantidade foi pouca. Eu comprei uma peça de picanha, dividi em três pedaços, pois achei que somente para mim e meu marido, metade seria muito, mas como ela diminui um pouco após assada, metade dela dá para duas pessoas comerem bem. Só lembrando que apesar da grande quantidade de sal grosso, a carne não fica salgada. Quando terminar de assar, o sal vai formar uma camada bem dura e isso é normal. Bata com um martelinho ou com uma faca com cuidado e retire todo o sal da carne antes de fatiá-la.


Ingredientes
1,5 kg de picanha
4 claras
1 kg de sal grosso
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
ramos de tomilho fresco a gosto

Modo de Preparo
1. Pré-aqueça o forno a 200 ºC (temperatura alta).
2. Numa tigela, coloque as claras, o sal grosso, a farinha e misture rapidamente com uma colher.
Cubra toda a carne com o sal. Inclusive nas laterais
3. Numa assadeira, coloque 1/3 da mistura de sal grosso e espalhe com as mãos até obter uma camada do tamanho da carne. Disponha o tomilho sobre o sal grosso e coloque a picanha sobre esta camada, com a gordura para cima. Envolva a picanha uniformemente com o restante da mistura de sal grosso e pressione para que fique bem firme.
4. Leve a picanha ao forno e deixe assar por 1 hora para servir a carne ao ponto. Se você gosta da carne bem passada, deixe assar por 1 hora e 30 minutos. Para a carne mal passada, 45 minutos são suficientes.


Depois de assada, o sal fica em um tom caramelo



5. A camada de sal grosso depois de assada torna-se uma placa bem dura e levemente dourada. Com o auxílio de uma faca, retire a placa e raspe o excesso de sal da carne.

6. Coloque a carne numa tábua e corte-a em fatias bem finas. Se quiser, coloque a placa de sal grosso novamente sobre a carne fatiada e sirva a seguir.



Receita original retirada daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário