terça-feira, 22 de janeiro de 2013

{etiqueta} Boas maneiras à mesa











Você é convidada para um jantar importante ou seu chefe te chamou para um almoço de negócios e você tem medo de passar vergonha? Nada de timidez, menina! Boas maneiras à mesa é mais fácil do que você imagina. Na dúvida, observe discretamente o que os outros estão fazendo e copie. Esperar alguém dar a iniciativa quando estamos inseguras é uma boa opção. Mas mesmo assim, aprender nunca é demais.

Nessa mesa, por exemplo, note que o guardanapo de pano fica sobre o prato fundo, que está sobre outro que é raso, e logo abaixo vem o sousplat. Do lado direito estão a colher (mais do lado de fora) e a faca. Do lado esquerdo, apesar de não estar visível, tem o garfo. Logo a frente do prato e à direita estão as taças para vinho branco, tinto ou de água.


Em todos os casos, a primeira coisa é pegar o guardanapo de pano e colocar no colo. Caso o guardanapo seja de papel, você o coloca do lado direito do prato. A partir de então é só seguir a ordem do que os garçons forem servindo. Nesse caso, como o prato fundo está acima e do lado mais para fora do prato está a colher, o primeiro prato a ser servido será uma sopa, que você a comerá e deixará a colher sobre o prato. O garçom a retira. Nunca tente ajudá-lo pegando o prato e dando para ele. É ele quem retira.

Para o próximo prato você vai utilizar os dois talheres que sobraram (óbvio) e quando terminar a refeição, deixe os talheres sobre o prato lado a lado. Nunca volte com os talheres para a mesa. Além disso, garfo sempre fica na mão esquerda e faca sempre na direita. Os talheres sempre são usados de fora para dentro, de acordo com os pratos que são trazidos.

E como segurar as taças?

Se for um vinho tinto, que é tomado em temperatura ambiente, você pode segurá-lo pela parte de cima. Já o vinho branco e champanhe, sempre pela haste para não esquentar a bebida. Ah, e nunca esqueça de recolher o dedinho.

Também nunca apoie os cotovelos à mesa, no máximo o antebraço. E quando terminar a refeição, os guardanapos, tanto de papel quanto o de pano ficam do lado direito do prato.

Viu com é fácil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário