Foto reprodução. |
A famosa frase "diga-me com quem andas e te direi quem és", poderia ser reformulada para "mostre-me com que visual andas e te direi quem és". Não é de hoje que o visual pode ajudar e muito na vida profissional. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, ir de calça jeans rasgada e camiseta suja pode e é quase certo que vai te impedir de alcançar a vaga pretendida.
Da mesma forma, no nosso dia a dia, a roupa que usamos fala muito sobre quem somos. É só você observar as subcelebridades, as mulheres-frutas, e por aí vai. Roupas justas demais, decotadas em excesso, passam uma mensagem de vulgaridade e por mais que a mulher se defina como discreta, a roupa não vai combinar com o perfil.
Nossa roupa precisa transmitir a nossa personalidade e é claro com muito bom senso. Nessa reportagem feita pela jornalista Claudia Silveira, para o UOL Mulher, ela faz revelações importantes sobre como o look influencia e muito no local de trabalho. Em um dos casos, a diretora de transações Ana Carolina Pereira Lima, de 39 anos, estava buscando uma promoção quando retornou da licença-maternidade. Mas a resposta que ouviu da líder, foi um verdadeiro "tapa na cara" que serviu para mudar para melhor. Confira:
"A diretora de transações Ana Carolina Pereira Lima, 39, é uma mulher bem-sucedida, daquelas que conciliam casamento, maternidade e o cargo de executiva em uma multinacional. Ao retornar da licença-maternidade, há dois anos, Ana Carolina achou que era hora de tentar uma promoção. Foi aí que ela ouviu algo inesperado: "A minha líder virou para mim e disse: ‘Olha para você, para sua roupa. Você não se cuida’". Nesse momento, Ana Carolina se deu conta de que não bastava ser competente nas metas e desafios, era preciso demonstrar isso também pelas roupas que usava no trabalho.
"A imagem não é algo fútil.
Ela representa 55% da
comunicação total da
pessoa e pode facilitar
ou atrapalhar"
"Sei que ela não falou para me magoar, mas no ambiente de trabalho, executivo é um conjunto de referências e inspira as pessoas", conta Ana Carolina. Segundo a consultora de imagem Milla Mathias, o guarda-roupa de qualquer profissional, principalmente o das mulheres executivas ou que ocupam cargos políticos, deve ser prioridade, "pois somos nosso próprio cartão de visita".
"É muito importante transmitir a mensagem correta, seja de credibilidade, de autoridade etc.", diz a consultora de imagem. "A imagem não é algo fútil. Ela representa 55% da comunicação total da pessoa e pode facilitar ou atrapalhar, se estiver desconexa", complementa Milla. Esse cuidado vale para quem já alcançou o sucesso profissional, para quem ainda está trilhando esse caminho e, claro, para quem está no começo da carreira."
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.
Não perca amanhã as dicas para melhorar o visual.
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