sexta-feira, 19 de julho de 2013

As 10 maiores conquistas da engenharia

Você sabe quais foram os empreendimentos feitos por todo o Planeta que mais chamam atenção pela beleza, engenhosidade e tecnologia empregada? Então confira agora as 10 maiores:



The Palm Islands
Elas compreendem cerca de 100 milhões de metros cúbicos de rocha e areia. No total, 210 milhões de metros cúbicos de rocha, areia e calcário foram recuperados (através de dragagem) para criar as ilhas. As rochas utilizadas para ambas as ilhas foram transportados a partir de 16 pedreiras em todo o Emirados Árabes Unidos e os materiais utilizados são o suficiente para construir um muro que poderia dar a volta ao mundo três vezes. Data de conclusão: 24 de setembro de 2008.



Aqueduto de Segóvia, Espanha
O Aqueduto, um dos monumentos mais antigos preservados da Península Ibérica, possui 44 arcos duplos (ou 88, quando contadas individualmente) e 79 arcos individuais - um total de 167. Foi construído durante o reinado do imperador romano Trajano e ainda está em uso hoje em dia, levando água do rio Frio para a cidade de Segóvia. A ponte, que consiste de 24 mil blocos de granito, foi construída sem o uso de argamassa e de cada um dos seus arcos 167 é mais do que nove metros de altura.



Grande Muralha da China, China
A Grande Muralha da China tem 8850 km de comprimento (5.500 milhas) e foi construído ao longo de um período de 2.000 anos. A construção começou em 475 a.C. para proteger a China dos hunos invasores. Durante a dinastia Ming, entre 1368 e 1644 d. C., foi dada uma reforma, com a adição de torres, muralhas e canhões - alguns dos quais estão 980 metros acima do nível do mar. A argamassa utilizada para unir as pedras da parede é feita a partir de farinha de arroz. Data de conclusão: 204 a. C.



Taj Mahal, Agra, Índia
Foram utilizadas uma enorme variedade de pedras semi-preciosas e preciosas para adornar o exterior do Taj Mahal. A construção levou cerca de 20 anos, com início em torno de 1632 e terminando por volta de 1653. As datas exatas são desconhecidas. O edifício, que foi feito a partir de mármore branco das pedreiras de Rajasthan, aparece cor de rosa na parte da manhã, branco no dia e ouro na luz do luar. O edifício é simétrico em todos os sentidos e foi construído como um memorial para a esposa do imperador Mughal Shah Jahan. Data de conclusão: 1653.



Ferrovia Trans-Siberian, Rússia
A Ferrovia Trans-Siberian conecta Moscou e Rússia com o Japão, China e Mongólia. O norte da Sibéria não é a paisagem mais fácil de atravessar, que é o que faz a travessia de 8.851 quilômetros (5.500 milhas) no trem Trans-Siberian tão impressionante. Engenheiros tiveram que desenvolver uma ferrovia que foi capaz de operar em temperaturas de menos 20 graus Celsius. A ferrovia atravessa oito fusos horários, 87 vilas e cidades e cruza 16 rios importantes, incluindo o Volga, Ob, Yenisey, Oka e Amur. Cerca de 90 mil pessoas ajudaram a construir a estrada de ferro, que levou 10 anos para ser concluída, o que é bastante impressionante, considerando que as ferramentas à disposição dos trabalhadores eram pás, picaretas e carrinhos de mão. Data de conclusão: 1904.




Burj Khalifa, Dubai, Emirados Árabes Unidos
O Burj Khalifa tem uma altura de 828 metros e é o edifício mais alto do mundo e a mais alta estrutura free-standing do mundo. Engenheiros enfrentaram vários desafios, incluindo os fortes ventos que batem na torre. Devido a isso, mais de 40 testes em túnel de vento foram realizadas, não apenas para determinar a forma como o vento iria afetar o edifício, mas também para testar os guindastes utilizados na sua construção. Data de conclusão: 04 de janeiro de 2010.



Akashi Kaikyo Bridge, Akashi, Japão
Demorou mais de 10 anos para que os trabalhadores concluíssem a construção da ponte Akashi Kaikyo Bridge. Ele conecta a cidade de Kobe, no continente do Japão, com Iwaya em Awaji Island. Antes de sua inauguração, a única maneira de transitar entre as duas cidades era por balsa. No entanto, a hidrovia estava propensa a tempestades severas e quando duas balsas naufragaram em 1955, matando 168 pessoas, a construção foi iniciada. É a maior ponte suspensa do mundo, com 1.991 metros de comprimento. Data de conclusão: 05 de abril de 1998.




White Pass e Yukon Route Railroad, Canadá
Construído durante o Klondike Gold Rush e financiado em grande parte por investidores britânicos, a "estrada de ferro construída em ouro" foi construído em apenas 26 meses, com 450 toneladas de explosivos que implodiram as montanhas costeiras do Canadá. Os passageiros devem segurar firme - a estrada de ferro sobe quase 278 metros em apenas 32 quilômetros e tem vários outros trechos íngremes. A ferrovia ainda usa trens antigos, sendo que o mais velho remonta de 1881. Data de conclusão: 29 de julho de 1900.



Tokyo Sky Tree, Tóquio
Coluna central de concreto armado, a Sky Tree é separada da estrutura de aço ao redor e incorpora um design resistente a terremoto, modelo semelhante ao utilizado nos templos. Os engenheiros realmente alcançaram o céu quando eles construíram a Tokyo Sky Tree a 634 metros do chão. Foi construído em um terreno recuperado notoriamente instável, mas os engenheiros usaram uma técnica de construção tradicional japonês conhecida como shinbashira, que conta com uma coluna central para contrabalançar as ondas sísmicas, reduzindo a influência. Data de conclusão: 22 de maio de 2012.




Estação Espacial Internacional
A construção da Estação Espacial Internacional custou US$ 100 bilhões e envolveu o trabalho de 100 mil pessoas em 15 países. Ela é também classificada como uma das obras mais inusitadas, localizada a 354 quilômetros (220 milhas) acima da Terra. Os perigos enfrentados por aqueles que realizam a manutenção vão muito além de um martelo caindo ou prego, já que um pequeno corte no traje espacial de proteção significa morte instantânea. Data de conclusão: em curso.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

{superação} Vi meu pai morrer em meus braços



Meu nome é Mariana* e aos 12 anos eu vi meu pai morrer na minha frente. Recordo que carreguei esse trauma durante anos, até finalmente conseguir prosseguir com a minha vida. Hoje tenho 36, sou formada em psicologia e disponibilizo um dia da minha semana para atender pessoas que não tem condições de arcar com a consulta. Mas para entender melhor essa história, preciso voltar um pouco no tempo.

Meus pais se conheceram ainda na adolescência. Ela tinha 14 e ele 19. Não foi amor à primeira vista, até porque meu pai vivia implicando com a minha mãe por ela usar óculos e aparelho nos dentes. Com o tempo, aquela implicância deu lugar a um interesse por parte do meu pai. Na época, minha mãe dizia que o detestava e foram longos três anos investidos por ele para que ela se rendesse aos encantos do meu pai.

Na minha família por parte de pai, todos os homens investiam na carreira policial ou militar. Dois irmãos dele eram policiais civis, um primo era bombeiro, um tio dele era policial civil e por aí vai. Com essa influência, meu pai acabou seguindo a carreira como policial no Espírito Santo.

Lembro que quando eu tinha cerca de 10 anos, eu ficava aguardando meu pai chegar com um aperto muito forte no coração. Eu ouvia muitas crianças falando na escola sobre como vários policiais haviam morrido recentemente por conta de assaltos e incursões da polícia nas favelas e eu passei a ter muito medo.

Eu não tinha coragem de contar isso a minha mãe, porque não queria que ela sofresse também. Sempre que ele tinha plantão, dava um beijo em minha mãe, eu e meu irmão. Eu sempre perguntava: “O senhor vai, mas volta, não é?” E ele sempre respondia, “É claro meu anjo, papai vai sempre voltar pra você” Ouvir aquilo me tranquilizava um pouco, mas nada que fizesse passar aquela preocupação.

Num determinado dia, meu pai e eu fomos visitar uma tia que morava em um bairro próximo a nossa casa. Meu irmão estava na escola, porque ele estudava à tarde e minha mãe estava trabalhando. Ela era irmã do meu pai e estava muito doente. Ela tinha feito uma operação no coração e os médicos disseram que ela precisava urgente de um transplante, como o hospital estava muito cheio, eles ficaram com medo dela pegar uma infecção e a mandaram pra casa.

E lá fomos nós. Vi minha tia, que estava bem magrinha e respirava com dificuldade. Dei um beijo nela e falei para ela melhorar logo. Eles ficaram conversando por um tempo enquanto eu assistia desenhos na televisão. No final da tarde, voltamos pra casa.

O ônibus demorou cerca de 10 minutos para passar e eu já estava ficando impaciente. Dizia para meu pai que estava cansada e ele dizia que logo estaríamos em casa. Finalmente o ônibus chegou e nos sentamos quase no meio do ônibus. Eu no banco alto próximo à janela e meu pai ao meu lado. Algum tempo depois, o motorista parou para um passageiro entrar. Lembro que ele tinha uma cara esquisita, mas como estava ao lado daquele que sempre havia prometido me proteger, eu não fiquei com medo.

Mas poucos minutos depois, esse rapaz anunciou um assalto. Meu pai ficou quieto até então e acho que ele estava esperando o momento certo de agir. Hoje sei que ele sabia que se o bandido descobrisse que ele era policial, o mataria na hora e por isso, ele estava nervoso.

Quando o bandido chegou até o banco onde estávamos e pediu para meu pai a carteira, ele disse que não poderia dar. Era ali que meu pai guardava o distintivo. Lembro que o bandido começou a gritar dizendo que ele estava mandando e que era para meu pai obedecer senão ele me mataria. Acredito que o instinto de proteção do meu pai o impeliu a lutar com o bandido. Eu gritava loucamente pedindo para que parassem e me encolhi para mais perto da janela. Mas o bandido conseguiu no meio dessa luta desferir um tiro no meu pai. Em seguida, ele pediu para o motorista parar o veículo que ele ia descer.

Quando olhei para meu pai, ele estava cheio de sangue próximo a área do coração e falava com muita dificuldade. Ele dizia que tudo ia ficar bem e que eu era a menininha dele. Eu só lembro de chorar e chorar. Eu segurei a cabeça dele no meu colo e falava o quanto o amava e pedia para ele não me deixar, mas a cada instante que passava, ele respirava ainda mais fraquinho...

Não sei por quanto tempo ficamos ali assim, trocando declarações de amor e acredito que alguém dentro do ônibus tenha acionado o Corpo de Bombeiros. Depois desse momento, tudo ficou escuro e não consigo lembrar de mais nada. A parte seguinte que consigo recordar é de estar num banco do hospital com policiais ao meu redor e minha mãe chegando correndo e chorando muito. Ela me abraçou forte e disse que tudo ia ficar bem. Naquela hora, senti muita raiva, porque todo mundo dizia que ia ficar tudo bem, mas eu sabia que não.

Somente depois de algum tempo é que fiquei sabendo que meu pai havia morrido nos meus braços dentro do ônibus. Eu estava tão desorientada que achava que ele tinha apenas desmaiado. Depois do funeral, quando chegamos em casa, todo aquele brilho que tinha de estar com a família se perdeu um pouco.

Meu pai era minha paixão e eu era sua menininha. Toda a família sofreu junto durante anos a fio e quando passei a ter problemas de aprendizado, minha mãe percebeu que algo de errado estava acontecendo comigo. Foi quando passei a fazer terapia para me ajudar a superar todo aquele trauma. Foram longos 12 anos indo à psicóloga buscando uma melhora para aquela dor. Hoje consigo me lembrar dele nos momentos em que estávamos mais felizes, coisa que antes era quase impossível. A única cena que aparecia na minha mente e me causava pesadelos era a dele morrendo em meus braços.

Durante a mais de uma década em que fiz terapia, aprendi a valorizar os momentos que temos ao lado das pessoas que amamos. A morte é algo inevitável e por acontecer de forma surpresa, aprendi a dizer o quanto amo os meus familiares, amigos e marido sempre que posso. Sei que a partida pode acontecer a qualquer momento e não gostaria de partir dessa Terra sem que eles saibam o quanto os amo. E meu pai... ele ficará guardado para sempre em minha mente e meu coração.

*Nome trocado a pedido da depoente. 


Se você tem uma história comovente de superação e queira compartilhar conosco, envie o seu relato para blogestilomaximo@gmail.com. Não será necessária sua identificação. 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Mitos e verdades dos aliados ao emagrecimento saudável


Emagrecer exige força de vontade e alguns cuidados. Não basta só querer. “Para perder peso e mantê-lo é necessário desenvolver habilidades para conseguir emagrecer de forma saudável, aumentando a autoestima, humor e bem-estar. Mas para que isso ocorra é necessário mudar os hábitos alimentares e investir num treinamento específico que atenda as suas necessidades”, explica o fisiologista Paulo Gelatti.

Para a atividade física ter resultados, ela precisa estar aliada a uma reeducação alimentar e apresentar três fatores: frequência com que é feita na semana, duração do exercício e intensidade com que ele é feito. Se você caminha no parque achando que vai emagrecer e aposta em dietas da moda que não são nada saudáveis como aliada dessa atividade, está cometendo um grande engano.

O fisiologista Paulo Gelatti revela os principais erros na hora de malhar e que só prejudicam o processo de emagrecimento:


O horário em que você malha interfere na queima de calorias e ajuda na perda de peso
Parcialmente verdade. Algumas pesquisas apontam melhores resultados nas medições de desempenho físico, incluindo resistência, força, tempo de reação e capacidade aeróbica, entre 16h e 19h. “A temperatura do corpo e os níveis hormonais tendem a aumentar no período da tarde, o que torna os músculos flexíveis”, disse Gelatti. Se você criar uma rotina para os exercícios físicos é possível obter melhores resultados ao longo do tempo.

Caminhar perde medidas
Mito leve. Caminhar não faz emagrecer e eliminar gorduras, o que pode dar uma ajudinha é o ritmo da caminhada. “O ideal é caminhar num ritmo em que não deixe a pessoa muito ofegante a ponto de não conseguir nem conversar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere caminhar 30 minutos pelo menos cinco dias na semana”, sugere o fisiologista.


Musculação não emagrece
Mito. Um exercício localizado não faz emagrecer, porém, se você a une a uma série de exercícios é possível perder medidas. Como? Aumentando a massa muscular, o que contribui para o aumento do metabolismo. “A musculação pode ajudar no processo de emagrecimento porque aumenta a massa muscular, e o músculo para se manter ativo gasta mais calorias do que a gordura, o que significa que com mais músculos o corpo vai gastar mais calorias”, destaca Paulo.


O abdominal emagrece
Mito barrigudo. Nenhum abdominal faz emagrecer. “O abdominal é uma atividade que fortalece a musculatura e não faz a gordura desaparecer. A pessoa que investe no abdominal pode até conseguir uma barriga sarada, porém, não vai conseguir eliminar a gordura”, alerta Gelatti.


Treinar com a Power Plate ajuda no emagrecimento 
Verdade. O treino completo, em até 30 minutos na plataforma vibratória, combate a celulite, promove a drenagem linfática naturalmente, o ganho e a força. “Em apenas 12 minutos de exercícios pode-se perder até 200 calorias”, esclarece o Gelatti.


Treinamento com Sly Body e o funcional são aliados do processo de perda de peso
Verdade. Gelatti explica que com o Slyn Body é possível eliminar 4 kg de gordura. “Na Goodvibe desenvolvemos um tratamento onde é possível eliminar as gorduras pelo metabolismo em até 15 dias. pois utilizamos sua própria gordura como fonte de energia para o metabolismo, que informa ao cérebro que a gordura está sendo eliminada e contribui para o corpo não acumular mais gordura localizada”, conta.
Já o treinamento funcional tem a capacidade de aumentar o recrutamento de fibras musculares e também a frequência cardíaca, o que resulta em uma otimização na quantidade de calorias queimadas, elevando o seu metabolismo mesmo após ter terminado o seu treino.


O exercício só começa a funcionar depois de meia hora
Mito. Os exercícios já começam a fazer efeito a partir de 20 minutos, menos que isso o gasto energético é muito pequeno.  “Quem acredita que só a partir de 30 minutos começa a ter uma queima de gordura está enganado. Os minutos anteriores são úteis para induzir ao gasto energético”, completa Paulo Gelatti.


Fonte: Fisiologista Dr. Paulo Gelatti, da Clínica Good Vibe Jardins.

terça-feira, 16 de julho de 2013

O estilo Miley Cyrus de ser

A cantora e atriz Miley Cyrus, famosa pela personagem Miley Stewart/Hannah Montana na série Hannah Montana da Disney Channel modificou bastante seu estilo nos últimos anos. Acostumada a aparecer com seus longos cabelos castanhos, Myley hoje exibe com orgulho as madeixas bem curtas e loira platinada.

Sinceramente, ainda estou me acostumando a esse estilo mais "rebelde" da eterna Hannah Montana, mas se esse é o estilo que ela gosta, quem sou eu para criticar. Ao longos dos últimos 4 anos, a mudança foi gradativa, até que finalmente, ela assume uma postura mais ousada.



Logo no início da carreira, Miley exibia logas madeixas claras. O visual precisou ser mantido por anos por conta da personagem Hannah Montana.




 Mesmo com o passar do tempo, os cabelos castanhos foram recebendo poucas modificações, como mechas.






Até que BAM!! Miley aparece com os cabelos curtíssimos e platinados. A mudança foi tão brusca que muitos fãs não se acostumaram com a transformação. 







 E você, de qual estilo da Miley gosta mais? Não esqueça de deixar seus comentários!


sexta-feira, 12 de julho de 2013

{diversos} Seu salário é suficiente?



Quanto você ganha por mês? Seu salário é suficiente para cobrir todas as despesas fixas e ainda poder desfrutar de um momento de lazer em família? É óbvio que todos sabem que o salário mínimo brasileiro é uma vergonha e não dá para nada. E mesmo quando a pessoa ganha um pouco mais, esse valor nunca é suficiente. Ainda mais quando a pessoa estuda por anos, se forma, conquista uma profissão e vê que na prática, os estudos não compensam todo aquele esforço.

Um jornalista por exemplo, estuda por 4 anos e tem se tornado uma profissão desvalorizada. Você encontra empresas oferecendo um salário de R$ 800 para um jornalista formado e que ainda sabem falar inglês fluentemente. Sim, eles são exigentes, mas pagam pouquíssimo.

Enquanto isso, os jogadores de futebol, onde muitos mal sabem falar ou escrever corretamente em português, ganham milhões por mês. É justo isso? Porque um médico, bombeiro, policial, e tantas outras profissões que salvam vidas ganham tão pouco em comparação a estes profissionais formados pela “vida”?
Uma pesquisa feita pela PLURI Consultoria revelou os 100 maiores salários destes “profissionais” e é claro, os valores dão vontade de chorar! Confira a lista com as cinco maiores contratações::




Para verificar a lista completa, clique aqui.

*Este post não é publieditorial. Apenas achei interessante revelar esses valores astronômicos. 

quinta-feira, 11 de julho de 2013

{moda} Estilo e deficiência



Ser uma pessoa portadora de qualquer tipo de deficiência no Brasil não é uma tarefa fácil. A falta de acessibilidade até mesmo nos serviços públicos é apenas uma das inúmeras dificuldades enfrentadas. Calçadas que servem de estacionamento para carros, falta de rampas, ausência de indicações táteis, etc., são apenas alguns dos exemplos mais comuns.

Mas você já pensou quanto tempo um cadeirante pode demorar para se vestir, por exemplo? Um simples zíper pode ser um obstáculo imenso para quem possui deficiência física. A moda preza apenas pelas pessoas que não possuem deficiência. A dificuldade é imensa em encontrar uma roupa que o possibilite se arrumar sozinho sem ter de pedir ajuda toda vez que for sair.

Mas o post de hoje não é nem sobre essa questão, até porque é bastante complexa e não trabalho na área de moda para poder falar sobre as mudanças necessárias no vestuário. De qualquer forma, a minha intenção é: você continua linda com ou sem deficiência!

Nunca, nunca mesmo, permita que qualquer pessoa te desdenhe, humilhe, ou diga que você não é capaz de algo. Mesmo em uma cadeira de rodas, a sua beleza permanece com você, até porque um sorriso aformoseia qualquer rosto. Por isso, seja bela com a cadeira de rodas, muletas ou qualquer outro aparato que te ajude na locomoção.

Sei que é difícil achar uma roupa que facilite vesti-la, mas não permita que essa dificuldade seja maior que a sua deficiência. Se maquie, vista-se com prazer, sorria, a vida é bela e curta demais para você permitir que outros atrapalhem a sua felicidade!


Por Neia Meneses

Você tem algum tipo de deficiência ou conhece alguém que tenha? Conte-nos sua experiência. Suas dificuldades, acertos e aprendizados serão uma lição de vida. Caso queira contar a sua história, ela será muito bem vinda. Envie um e-mail para: blogestilomaximo@gmail.com. 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

{diversos} A busca pela beleza perfeita

Justin Jedlica, o "Ken humano" e Valeria Lukyanova, a Barbie humana. Foto: Reprodução.


As cirurgias plásticas viraram moda nos tempos atuais. Nariz, seios, abdome, braço, nádegas, etc. Todas as partes do corpo podem ser modificadas conforme o gosto do cliente. As mudanças às vezes são tão exageradas e recorrentes que a pessoa se torna irreconhecível. O que se passa na cabeça de uma pessoa como o Justin Jedlica, apelidado "carinhosamente" de Ken humano, para enfrentar centenas de cirurgias para se parecer com um boneco? 

Farrah Fawcett, atriz célebre pela participação no seriado "As Panteras". Foto: Reprodução. 
As pessoas atualmente estão numa busca incessante e desenfreada pela beleza perfeita que esquecem que o mais importante é quem elas são, quais exemplos deixarão para a humanidade e o que a vida dela representa. Do que adianta tantas cirurgias, se podemos morrer a qualquer momento? Eu posso nem mesmo conseguir finalizar esse texto se um AVC, infarto, bala perdida, ou seja lá o que for, me atingir. É ser pessimista pensar assim? 

Jocelyn Wildenstein, ex-modelo  e que possui uma das transformações mais bizarras. Foto: Reprodução. 

Acredito que não, até porque a realidade precisa ser enfrentada. A pessoa que prefere não falar de morte, não significa que ela não vai morrer, ela está apenas adiando um assunto que vai se concretizar um dia... Procure investir na beleza que você tem naturalmente. Se há alguma coisa que te incomode em demasia, tudo bem, vá em frente, procure um profissional competente e é claro, associado a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Mas não faça disso o único caminho para encontrar a beleza perfeita. Afinal, do que adianta ser belíssimo por fora, se quando você abre a boca só fala bobagens e futilidades? 

sexta-feira, 5 de julho de 2013

{fashion} Grávidas na moda


A gravidez é um momento em que a mulher naturalmente demonstra um brilho todo peculiar e particular. O momento, tão sublime para grande parte do público feminino, é aguardado com ansiedade. Mas por causa das mudanças, principalmente no corpo, algumas futuras mamães não sabem como se vestir aliando conforto e estilo.


Os vestidos são quase uma unanimidade entre as celebridades grávidas. Isso porque a peça é muito mais confortável de ser usada. Com o modelo certo (que tem a parte da barriga mais solta), o conforto é garantido.









Outra opção bastante confortável são as leggings. Elas não vão apertar a barriga e você pode combinar perfeitamente com uma camisa, mini vestido, ou o que mais desejar.





Também é possível usar calças jeans, mas na hora da compra, não esqueça de ir até o provador e se certificar de que ela não está pressionando demais a barriga. Algumas calças possuem na parte do cós uma malha que estica conforme a barriga cresce. Esse modelo não é dos mais bonitos, mas como o conforto é o mais importante nesse caso, esse detalhe não faz tanta diferença. Além disso, basta usar uma camisa maior e mais solta que ninguém verá o cós em malha.





Fotos: Reprodução internet.