quinta-feira, 11 de julho de 2013

{moda} Estilo e deficiência



Ser uma pessoa portadora de qualquer tipo de deficiência no Brasil não é uma tarefa fácil. A falta de acessibilidade até mesmo nos serviços públicos é apenas uma das inúmeras dificuldades enfrentadas. Calçadas que servem de estacionamento para carros, falta de rampas, ausência de indicações táteis, etc., são apenas alguns dos exemplos mais comuns.

Mas você já pensou quanto tempo um cadeirante pode demorar para se vestir, por exemplo? Um simples zíper pode ser um obstáculo imenso para quem possui deficiência física. A moda preza apenas pelas pessoas que não possuem deficiência. A dificuldade é imensa em encontrar uma roupa que o possibilite se arrumar sozinho sem ter de pedir ajuda toda vez que for sair.

Mas o post de hoje não é nem sobre essa questão, até porque é bastante complexa e não trabalho na área de moda para poder falar sobre as mudanças necessárias no vestuário. De qualquer forma, a minha intenção é: você continua linda com ou sem deficiência!

Nunca, nunca mesmo, permita que qualquer pessoa te desdenhe, humilhe, ou diga que você não é capaz de algo. Mesmo em uma cadeira de rodas, a sua beleza permanece com você, até porque um sorriso aformoseia qualquer rosto. Por isso, seja bela com a cadeira de rodas, muletas ou qualquer outro aparato que te ajude na locomoção.

Sei que é difícil achar uma roupa que facilite vesti-la, mas não permita que essa dificuldade seja maior que a sua deficiência. Se maquie, vista-se com prazer, sorria, a vida é bela e curta demais para você permitir que outros atrapalhem a sua felicidade!


Por Neia Meneses

Você tem algum tipo de deficiência ou conhece alguém que tenha? Conte-nos sua experiência. Suas dificuldades, acertos e aprendizados serão uma lição de vida. Caso queira contar a sua história, ela será muito bem vinda. Envie um e-mail para: blogestilomaximo@gmail.com. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário