Foto: Sxc.hu |
Hoje o post vai ser um pouquinho diferente do que o de costume, mas claro que necessário. Você já passou pela situação de gastar além da conta e só descobrir isso na hora do pagamento, onde você recebeu x de salário, mas tem y para pagar? Pois é, acho que todas nós já passamos por esta constrangedora situação. Como sou muito chata com essa questão de pagamento, há cerca de oito anos, montei uma planilha no Excel por conta própria e desde então ela tem me ajudado a não gastar demais.
Sem falar que antes de meter a mão no cartão de crédito, eu consulto minha planilha e sei quanto posso gastar ou qual o valor máximo das parcelas. Não há nada de novidade e vocês vão ver na simulação que coloquei abaixo.
É o seguinte: na "descrição", eu coloco as contas fixas do mês junto com o valor. Cada célula do Excel já está com a fórmula gravada e ele faz a soma automática. Também há outra planilha logo ao lado, do cartão de crédito (o grande vilão!!), onde tudo que eu compro, registro ali, com preço e inclusive se for algo parcelado. A soma já vai logo para a planilha fixa e no final sei quanto vai me sobrar. Por exemplo, nessa simulação, se a pessoa recebe R$ 2 mil, segundo a planilha, nesse mês de maio, ela vai ter apenas R$ 434 sobrando. Logo, quando ela for ao shopping, almoçar fora, no cinema, etc., ela tem a real noção de quanto gastar para não ficar no vermelho.
Se alguém se interessar, poste no comentário, seu e-mail, que encaminho o arquivo pronto com as fórmulas. E então o que achou? Como você controla seus gastos? Deixe seu comentário. Aqui ele é sempre bem vindo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário