segunda-feira, 6 de julho de 2015

Qual exercício é melhor: Pilates, Yoga ou Treino funcional?



Na hora de escolher uma atividade física para praticar é normal surgir algumas dúvidas. Será que eu faço pilates ou treino funcional? E as aulas de yoga? Todas essas atividades promovem benefícios diferentes para o corpo e a escolha irá depender do seu objetivo.
Segundo Mariana Novaes, fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética, a yoga e o pilates trabalham a concentração e a consciência corporal. “Ambas as atividades têm como objetivo o autocontrole e realizam exercícios lentos, porém, existem diferenças entre as técnicas”, afirma.
A Yoga é modalidade que trabalha o corpo promovendo o equilíbrio mental e espiritual. A prática é feita com exercícios respiratórios e meditação. Já o Pilates é uma técnica criada pelo alemão Joseph Pilates com o objetivo de fortalecer a musculatura e conseguir um realinhamento da postura preparando o corpo para as atividades físicas. “O Pilates trabalha com movimentos que exercitam todo o corpo, prevenindo lesões e garantindo o bem estar do aluno”, diz a fisioterapeuta.
O pilates é feito com acompanhamento de um professor e aparelhos específicos para realizar os exercícios. “Pode ser feito com bola e aparelhos como Cadillac que trabalha a flexibilidade, Reformer, Step Chair, entre outros”, explica a especialista.
A Yoga é para quem busca um equilíbrio mental, reduzir o estresse e ansiedade do dia a dia. Já o Pilates é indicado para as pessoas que estão em busca de fortalecer os músculos, alongar o corpo, definir os músculos, melhorar a coordenação motora e prevenir lesões na coluna, joelho, quadril e outras regiões.

O melhor treino para eliminar gordura

Se o seu objetivo é ganhar condicionamento físico e eliminar as gordurinhas indesejáveis, o
treinamento funcional é o mais indicado. “Por conta dos seus exercícios, o treino funcional provoca um gasto calórico muito maior do que o Pilates e a Yoga”, explica André Cano Fernandez, especialista em treinamento funcional do Fit Body Pilates Spa & Estética.
Além disso, os exercícios realizados para melhorar a flexibilidade, contribuem para o emagrecimento, coordenação motora, ganho de equilíbrio e o condicionamento cardiorrespiratório.
As aulas são feitas com o acompanhamento de um professor. Os exercícios são realizados com o peso do próprio corpo e também pode utilizar equipamentos como bola suíça, cinto de tração, bosu, minitrampolim, medicine ball, kettlebell e plataformas de equilíbrio.
Além da tonificação muscular, o Treinamento Funcional implica maior complexidade do movimento e envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz o organismo ter um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições, como melhora da flexibilidade, emagrecimento, otimização da coordenação motora, equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório. Isso tudo além de motivação e do aumento da autoestima.
"Todas essas atividades promovem benefícios para a saúde, o ideal é que você converse com um profissional para que ele indique qual é a melhor atividade para atingir o seu objetivo”, esclarece o profissional.


Os especialistas
Mariana Novaes, fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética.
André Cano Fernandez, especialista em treinamento funcional do Fit Body Pilates Spa & Estética

Nenhum comentário:

Postar um comentário