quinta-feira, 30 de julho de 2015

Trabalhar por conta própria: vantagens e desvantagens



É cada vez maior o movimento de pessoas que buscam formas de aumentar suas receitas e conciliar qualidade de vida com a carreira. E, para alcançar esses objetivos, muitos resolvem largar seus empregos para trabalhar por conta própria.

A vontade de empreender e o desejo por uma vida melhor, entretanto, faz com que a maioria foque apenas nas vantagens e esqueça as desvantagens, alerta o coach de carreira Maurício Sampaio.

“A cobrança cada vez maior por resultados, principalmente em épocas de crise, e os cortes frequentes nas empresas colaboram para o aumento do número de empreendedores. Mas trabalhar por conta própria tem seus prós e contras”, diz o especialista.

Sampaio ressalta que profissionais que estão entre 30 e 50 anos vêm frequentemente repensando a carreira. “São pessoas que geralmente entraram cedo para o mercado de trabalho e deixaram alguns prazeres de lado, como o de acompanharem o crescimento de um filho e estarem com amigos e familiares.”

De acordo com Sampaio, entre as vantagens de trabalhar por conta estão:

- Controle do próprio tempo;
- Possibilidade de trabalhar em casa, desde que focado;
- Liberdade para se dedicar a outros projetos ou tarefas;
- Maior tempo para conviver com a família.

E, para o coach, as desvantagens são:

- Falta de um retorno financeiro recorrente, ao menos até o novo projeto decolar;
- Fim de benefícios, como registro em carteira, auxílio alimentação, vale transporte, plano de saúde, participação nos lucros, entre outros;
- Solidão, especialmente para quem se acostumou a trabalhar com colegas por perto;
- Ausência de férias remuneradas.

“A dedicação e a vontade de vencer são condições sine qua non para o sucesso quando se trabalha por conta própria. A maior alavanca para isso é acreditar e ter um sonho muito forte”, finaliza Sampaio.

O especialista
Maurício Sampaio é coach de carreira, palestrante, escritor e fundador do InstitutoMS de Coaching de Carreira. Já publicou os livros “Escolha Certa”, “Influência Positiva - Pais & Filhos: construindo um futuro de sucesso” e “Coaching de Carreira”.
www.mauriciosampaio.com.br e www.imscoachingdecarreira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário