terça-feira, 28 de julho de 2015

Como decorar um ambiente



Ter um ambiente super bem decorado e com a cara dos donos deve custar uma fortuna, não é mesmo? O projeto feito por arquitetos e designers de interiores não costuma ser muito barato, e obviamente, não estamos condenando o trabalho desses profissionais, pelo contrário, é uma ótima maneira de acertar em cheio na decoração. Só que em tempos de crise, fica difícil pagar por alguns tipos de serviços. E há ainda pessoas que preferem elas mesmas decorarem os cômodos da casa, escolher cada detalhe, visitar as lojas de decoração, etc. Por isso, vamos dar algumas dicas para deixar sua casa ainda mais bonita, tá ok?

Paleta de cores

O passo mais importante e que deve ser feito antes de qualquer coisa é a escolha da paleta de cores do ambiente escolhido. Vamos supor que você vai redecorar sua sala. O ideal é escolher uma paleta de 4 a 6 cores que vão tornar o visual muito mais harmônico e com um risco bem menor de errar. Há um site chamado "Design Seeds" que já adianta esse serviço para você. Das imagens escolhidas, eles apresentam a paleta correspondente, daí é só escolher a que é a sua cara e partir daí. 
Caso você já possua um móvel com uma cor interessante e deseja começar a partir dele, é só procurar uma paleta que já possua esse tom e seguir a partir daí também.
Olha esses exemplos:



No caso da paleta com a imagem os cavalos, eu poderia escolher o verde mais escuro para um sofá, por exemplo, pintar uma das paredes com a cor mais clara e ir seguindo por essas escolhas de cores nos demais móveis. 



Tamanho e localização dos móveis

Outro ponto bem importante e que poucas pessoas se atentam antes de comprarem são os tamanhos dos móveis. Meça todo o local e se possível, faça uma planta do ambiente para levar até às lojas. Com essa base em mãos, dificilmente um item vai ficar desproporcional ao tamanho do cômodo. Em alguns casos, o ideal é já incluir nessa planta a disposição dos móveis. Em uma sala, por exemplo, já decida previamente onde o sofá vai ficar. Ao chegar na loja, fica mais fácil procurar um sofá com a medida máxima permitida para ele no ambiente. 
Dá só uma olhada nessa planta de uma sala de estar que separamos. Com as medidas de largura das paredes, você consegue acertar melhor na escolha e localização dos móveis. Obviamente que aqui foi utilizado um programa específico, mas nada que uma folha de papel A4 e uma caneta não deem o mesmo resultado. 



Iluminação

Um dos itens que mais valorizam um cômodo é a iluminação, principalmente se você utilizar aqueles spots no teto para direcionar a luz. Caso invista em uma parede com acabamento diferenciado, como papel de parede, textura ou quadros, a iluminação pode valorizar ainda mais. Para isso, contrate um eletricista qualificado para fazer esse serviço. Olha esses exemplos:






Investindo nos detalhes e acessórios 

Agora chegou a parte final da decoração . Você escolheu a paleta de cores, definiu os móveis e a localização, pintou as paredes, mas faltam os itens que vão dar mais vida ao ambiente. Nessa hora, o único conselho é continuar seguindo a paleta de cores escolhida. Obviamente que você pode mudar um pouco as cores desses objetos, mas não fuja muito, para não errar. Vasinhos de plantas, almofadas, cortinas, tapete, quadros, plantas, esculturas... Tudo entra nesse quesito e são eles os responsáveis por "personalizar" o ambiente.




Na onda do DIY

E se você quer ir ainda mais fundo nessa "personalização" do ambiente, é só fazer um DIY (Do it Yourself: Faça você mesmo. Tradução livre). Há várias dicas na internet e há DIY de todos os tipos e dificuldades. Elas vão desde o reaproveitamento de vidros de perfume para acomodar flores, até a repaginação completa de um móvel. É só decidir o que quer fazer, seguir as dicas e pronto! Um ambiente com a sua cara e o melhor: feito por você!

Foto: Essência Móveis.



Paletas de cores na vida real


E sobre as paletas, vejam esses resultados.







Gostou das nossas dicas? Não se esqueça de deixar um comentário! 

Fotos: Reprodução internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário