quinta-feira, 16 de julho de 2015

O segredo para emagrecer é comer bem, e não pouco



Muitas pessoas têm vontade de emagrecer, mas não sabem como fazer isso da forma adequada, talvez por falta de orientação ou informação, e acabam por prejudicar sua saúde. Alguns optam por exercícios exaustivos e não funcionais, outros (a maioria, na verdade), acabam por realizar dietas absurdas, que contribuem com o efeito sanfona e para a piora na saúde do indivíduo.
Diversos estudos indicam que a melhor maneira de emagrecer não é parando de comer ou exercitando-se de maneira intensa. A forma mais eficiente para perder peso é comendo de maneira adequada, a cada três horas, aproximadamente. Além disso, outras indicações para emagrecer com saúde incluem tomar água antes das refeições e durante o dia (pelo menos 2L diariamente), comer mais produtos orgânicos e diminuir o consumo de álcool. De maneira geral, comer em menores porções com maior frequência no dia é um bom jeito de alcançar o peso desejado sem colocar sua saúde em risco.
Segundo a coach de emagrecimento e psicóloga Cintia Seabra, o problema das pessoas que querem emagrecer e não conseguem é o descontrole perante a comida. “Nós, os seres humanos, desejamos as coisas, e isso não é errado. O problema está em não conseguir se controlar diante desses desejos, e sabotar seu desejo maior: a perda de peso”, afirma a profissional.
Cintia explica que a comida funciona como uma forma de preencher um vazio dentro de si quando não a pessoa não consegue realizar algum desejo. “Por exemplo, quando a pessoa tenta alcançar algum objetivo mas enfrenta obstáculos que não permitem que isso aconteça, a comida se torna a compensação mais acessível. Por isso, as pessoas acabam por utilizar o alimento como forma de preencher de maneira satisfatória, imediata e rasa”, esclarece.
A coach finaliza, observando que o problema não são os desejos que a pessoa sente, mas, sim, o modo como ela lida com eles. “Quando se come de maneira adequada, é possível suprimir os desejos e, ao mesmo tempo, emagrecer. Para perder peso, não é necessário morrer de fome, mas, sim, aprender a comer da maneira adequada e gerenciar melhor a vida de forma geral”, conclui.



A especialista
Cintia Seabra
Master Coach  e ​​Psicóloga Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário