segunda-feira, 27 de maio de 2013

{carreira} Mentiras no currículo, tem problema?


Você foi selecionado para participar de uma entrevista de emprego na multinacional onde sonha trabalhar há tempos, mas tem um pequeno problema. Eles pedem experiência de 5 anos e você só atua na área há dois. Ou então pedem fluência no inglês e na verdade você ainda está no nível intermediário. O que fazer então nesse caso? Incrementar o currículo com uma mentirinha e garantir a vaga? Na-na-ni-na-não!

Descobrir mentiras no currículo de candidatos é a tarefa mais fácil para os recrutadores. Isso porque para verificarem a veracidade de um diploma ou da experiência que o candidato alega ter, basta eles entrarem em contato com a universidade ou com a empresa anterior e bingo! A mentira é descoberta! No caso dos idiomas então, é mais fácil ainda, na hora o recrutador vai testar o seu inglês, que no currículo está como fluente, e a pessoa vai começar com “Well, I don’t speak English so much, so, ahn, er...” Ou então dar desculpas esfarrapadas de que está há muito tempo sem praticar e blá blá blá. Essa desculpa não cola!

Mas o pior de incrementar seu currículo com informações imprecisas ou totalmente inventadas não é ser descoberto, mas sim mostrar o caráter que você tem. A sua chance de entrar na empresa acaba ali. Lembre-se: a competência pode ser desenvolvida, o caráter não. Logo, a mentira te elimina de prosseguir no processo seletivo. Seja verdadeiro e honesto nas suas competências e qualificações. 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

{decoração} Como organizar espaços pequenos: banheiro




A decoração de espaços pequenos necessita de uma boa dose de criatividade e é claro, organização. Isso porque pela falta de espaço, o excesso de itens, mesmo que pareçam arrumados podem dar a impressão de desorganização. No caso dos banheiros, não é diferente. Alguns recursos ajudam a criar novos nichos de organização e vai deixar o ambiente com uma aparência mais clean e arrumada. Então, vamos às dicas.

- Na ausência de espaços, as prateleiras posicionadas próximo à bancada criam excelentes novos espaços para guardar maquiagens, acessórios, dentre outros;

- Se possível, use um organizador na bancada. Ele ajuda a deixar o visual mais clean;

- Utilize suporte para todas as toalhas;

- Uma prateleira alta pode guardar perfeitamente produtos que não devem ficar ao alcance das crianças, como medicamentos e alguns produtos tóxicos.







quarta-feira, 22 de maio de 2013

{diversos} Personagens que inspiram




A televisão tem o poder de entreter, informar, mas também de inspirar. Quem nunca desejou ter o cabelo igual ao de uma personagem, ou uma casa como as que aparecem nas novelas? Fato é que as diversas formas de entretenimento que as emissoras nos proporcionam trazem junto inspirações muito bem vindas ao nosso dia a dia.

Uma empresa de seguros residenciais na Inglaterra fez uma pesquisa e descobriu, por exemplo, que o closet de Carrie Bradshaw, a famosa personagem do seriado “Sex and the City”, é um dos preferidos dos telespectadores locais. O armário azul lotado de roupas, sapatos e acessórios entrou na lista de desejo de três mil entrevistados na pesquisa. Confesso, que o closet feito especialmente para ela pelo noivo no filme homônimo ficou muito mais bonito e também espaçoso.



Outra grande inspiração para as mulheres são os cabelos das personagens. Durante os 10 anos em que permaneceu no ar, o seriado Friends, fez a cabeça da mulherada. A personagem Rachel Green, vivida pela belíssima Jennifer Aniston, foi motivo de inspiração para milhares de americanas cortarem o cabelo e adquirirem uma tonalidade parecida com a da personagem.



Já com relação ao look completo, a personagem de Mariana Ximenes, na novela Guerra dos Sexos, reexibida pela TV Globo em 2012, foi um dos mais pedidos e copiados pelas telespectadoras. As figurinistas revelam que o departamento recebia inúmeras ligações de mulheres querendo saber onde comprar as roupas que a personagem usava. No look, blusas de seda combinadas com saias curtas, tons pastel e correntes compridas foram as apostas da equipe de figurinistas para compor a personagem.


sexta-feira, 17 de maio de 2013

{decoração} Cozinhas inspiradoras para refeições casuais




O momento da refeição, um dos principais no ambiente familiar, é um período que deve ser aproveitado. E nada melhor do que ter um espaço charmoso e convidativo para fazer as refeições. É claro que um pouco de bagunça, como na foto que abre essa postagem da família Simpson é sempre bem vinda, mas um ambiente relaxante e acolhedor às vezes opera quase que um milagre na hora da refeição. Você vai ver agora nove cozinhas que unem o casual com o descolado e fazem da hora do jantar (ou almoço), um momento à parte.


Um par de bancos adquiridos na propriedade de Bill Blass foram instalados nesta cozinha localizada em Southampton, Nova York. A casa foi decorada por Steven Gambrel e a mesa de carvalho data século 19. O lustre é de John Derian Co.; e os pisos são de concreto francês.



Para a cozinha deste apartamento em Manhattan, a decoradora Victoria Borus escolheu estampas azul e branca para o estofado e assento da cadeira e transformou o local num recanto especial para o almoço.



Cores fortes chamam a atenção nesse ambiente. Neste apartamento, também em Manhattan, o decorador Muriel Brandolini decidiu fazer uma brincadeira e cobriu as paredes com palavras escolhidas pelo morador.  A mesa é feita de aço inoxidável recuperada, as cadeiras italianas tem revestimento xadrez e a fotografia na parede é de Martin Parr.




Este ambiente mostra que é possível ter ambientes para almoço aconchegantes mesmo em espaços pequenos. O decorador Andrew Gn decorou as paredes do local com parte da própria coleção de cerâmica. O armário de especiarias é do século 19, e a toalha de mesa de linho listrado segue o estilo vintage.



Mais espaçoso, a escolha neste ambiente foi utilizar vigas de madeira rústica e telhas de ardósia cinza para unir a cozinha e sala de jantar de forma informal. A casa foi projetada pelo arquiteto Gil Schafer e decorado por Miles Redd. O conjunto de cadeiras data do século 19 e usa estofado de  tecido de linho. Os armários da cozinha são modulados.




Esse ambiente é mais clean e moderno que os anteriores. Decorado por Nina Seirafi, a mesa, armário e banquetas foram criados de forma exclusiva pela empresa Gluckman Mayner Architects. O estofado é feito de algodão e as cadeiras são de couro e aço.




Uma mesa simples combinada com cadeiras modernas dão o ar da graça nesse ambiente. O lustre é feito de latão e a cortina da janela de tecido Sanderson. Já o tapete listrado foi devidamente posicionado sobre o piso de pedra calcária francesa.



Esta casa fica localizada em uma área praiana de Natucket, em Massachusetts, nos Estados Unidos. Pela vista paradisíaca do local, a arquiteta Rebecca Ascher escolheu estofados de couro marrom, mesa de carvalho pintada de branco e cadeiras também brancas.




Um toque de colorido ajuda a dar mais vida ao ambiente. Neste local, as banquetas com estofado vermelho combinam perfeitamente com a estampa escolhida em tons de vermelho, bege e branco do sofá.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

{diversos} O que uma ideia não é capaz de fazer




Sempre que as meninas fazem aniversário, é muito comum que os pais façam diversas fotos das meninas vestidas das famosas princesas da Disney. Mas a fotógrafa americana Jaime Moore resolveu fazer diferente com a filha Emma. Quando ela completou cinco anos, ao invés de vesti-la para as fotos como a maioria das outras crianças, ela começou a pensar em todas as mulheres reais que mudaram a vida de muitas outras para melhor.

“Minha filha não nasceu na realeza, mas ela nasceu em um país onde ela agora pode votar, tornar-se médica, piloto, astronauta, ou até mesmo presidente. Se ela quer, é isso que realmente importa. Eu queria que ela soubesse o valor dessas mulheres incríveis que tinham ido contra tudo e que agora pode ter tudo”, disse a fotógrafa em seu blog (clique aqui para ver a postagem original).

Para comemorar o aniversário da filha Emma, Jaime escolheu cinco mulheres que para ela, tiveram uma história incrível e forte. Todas lutaram pelos seus direitos. “Por isso vamos deixar de lado as bonecas Barbie e as princesas da Disney por apenas um momento, e vamos mostrar às nossas meninas, as mulheres reais que elas podem ser”, diz Jaime. Além das cinco mulheres especiais, Jaime também fotografou a filha como candidata à presidência. Genial, não é mesmo?


Susan B. Anthony (15/02/1820 - 13/03/1906)
Professora que ficou conhecida por lutar pela igualdade feminina no direito ao voto, à educação e ao trabalho.



Coco Chanel (19/08/1883 – 10/01/1971)
Famosa estilista francesa, cujas criações influenciaram a moda mundial.




Amelia Earhart (24/07/1897 - desaparecida em 02/07/1937)
Pioneira na aviação dos Estados Unidos, recebeu a condecoração “The Distinguished Flying Cross”, por ter sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano Atlântico. Ela desapareceu no oceano Pacífico enquanto tentava realizar um voo ao redor do Globo em 1937.




Helen Keller (27/06/1880 - 01/06/1968)
Escritora, filósofa e conferencista, ficou famosa pelo trabalho desenvolvido em favor das pessoas portadoras de deficiência. Ela ficou surda e cega em função de uma doença diagnosticada como “febre cerebral”.




Jane Goodall (3/04/1934) 
Primatóloga, etóloga e antropóloga britânica. Estudou a vida social e familiar de chimpanzés durante 40 anos, que contribuíram para avanço dos conhecimentos sobre esses animais. É mensageira da paz da ONU.




É é claro, Emma para presidente!



segunda-feira, 13 de maio de 2013

{carreira} Você é um líder?




Chefe, gerente, supervisor, coordenador... São tantas nomenclaturas que às veze a gentes até se perde. Mas a grande questão é: como ser um líder e influenciar pessoas? No meio corporativo, a grande questão levantada nos últimos anos é sobre a liderança. As empresas têm percebido que os funcionários produzem mais e melhor quando são chefiados por pessoas com espírito de liderança.

Liderar nada mais é do que inspirar pessoas. Mas por mais que para fácil escrever sobre o tema, na prática, é bem mais difícil ser um líder. Enquanto uns acreditam que a liderança é um talento nato, outros afirmam que é possível se tornar um líder. Particularmente, acredito na segunda opção, uma vez que somos seres sociais e também estamos sujeitos ao meio onde vivemos. Podemos nos adaptar conforme a situação.


Lidere a si mesmo

Conheça e identifique seus pontos fracos e fortes. De nada adianta saber liderar os demais, se você não consegue ter autocontrole e inteligência emocional. Aprenda a lidar com frustrações e controle seus impulsos.

Seja humilde
Um bom líder assume sues erros e fraquezas e procura aprender como minimizar esses erros. Pedir ajuda ou perguntar sobre um assunto que não sabe demonstra humildade e conquista a confiança e admiração das demais pessoas.

Seja exemplo
Seja coerente e preciso nas informações e diretrizes que transmitir. Nada pior do que ver a pessoa fazer uma coisa e fazer outra. A ordem até ajuda, mas o exemplo arrasta multidões.

Faça boas escolha
O bom líder sabe escolher qual a pessoa adequada para compor a sua equipe. Busque saber exatamente sobre a competência de cada um dos seus subordinados e “explore” o potencial de cada um dos seus colaboradores. Além disso, não esqueça de reconhecer o talento de cada um deles. Saiba criticar no momento certo, mas também tenha iniciativa de elogiar quando o funcionário fez algo de bom pela equipe.

Não tenha medo dos desafios
Para o líder, nem sempre a semana, o mês ou determinado período é um mar de rosas. Seja determinado na meta que deseja alcançar e estimule sua equipe para que pensem da mesma forma. Ser perseverante para superar obstáculos demonstra equilíbrio emocional e sabedoria profissional.


Trabalhe em conjunto
A função de um líder não está apenas na coordenação e delegação de tarefas. Às vezes é necessário “ir” junto com os demais para que o projeto seja concluído e os resultados se tornem visíveis.

Limites e regras
Aprenda a impor limites e tenha equilíbrio para corrigir as falhas da equipe. Ser líder não significa “perdoar” todos os erros, mas saber corrigi-los na hora certa, com as palavras certas e no tom de voz certo. Seja firme quando for necessário dar uma bronca, mas não perca a calma. Quando precisar falar mais duro com os seus funcionários, pense em como uma mãe corrige seu filho. Ela procura ser firme na sua posição, mas sem perder a ternura. Agindo assim, certamente você vi conquistar a admiração da equipe. E se possível, dê a bronca na sua sala, em secreto, de portas fechadas, a não ser que o erro seja de toda a equipe.

Seja compromissado
Um líder tem consciência de suas responsabilidades e as assume. Se envolva com todos os projetos, não importa a seriedade ou importância de cada um deles. Quando você se compromete com um projeto, contagia o próximo.

{beleza} Onda prateada




Estava lendo os sites de notícia na internet, e o jornal O Globo noticiou que agora muitas mulheres estão deixando os cabelos em tom natural, ou seja, quando ficam grisalhos, elas não pintam mais. A intenção agora é assumir a idade. Enquanto anteriormente mostrar os cabelos era coisa das “vovós”, agora as mulheres com bem menos idade estão assumindo as madeixas acinzentadas. Para as mulheres que aderiram a esta nova moda, o objetivo em não pintar o cabelo é a de aceitar a passagem do tempo.

Cada um deve usar aquilo que acha melhor, independente de modismos e etc. Se você gosta de ter seus cabelos pintados, continue assim. Não deixe de colori-los somente porque agora a nova moda sugere o contrário. Ou você que quer deixar à mostra os cabelos brancos, não se sinta obrigado a pintar, porque alguma dúzia de mulheres e cabeleireiros insistem em dizer que você parece “velha”.

Mas é claro, há cabelos grisalhos que deixam a mulher elegante e outros que realmente dão a impressão de “velhice precoce”. Não é somente o cabelo, mas acredito piamente que o estilo, maquiagem, roupa e acessórios, quando combinados perfeitamente com as mechas grisalhas dão um toque diferente ao visual.

Meryl Streep, que ficou famosa no papel da exigente Miranda Priestly, no filme “O diabo vete Prada”, exibiu as madeixas grisalhas, na verdade, totalmente brancas, e ficou belíssima. Em nenhum momento, ela deu a entender que estava “velha demais”, e é claro, isso ocorreu devido às roupas super estilosas que usava.





sexta-feira, 10 de maio de 2013

{diversos} 28 anos de constante mudança




Se você já acessou o Google Maps, deve ter percebido o quanto essa tecnologia facilitou as nossas vidas. Constantemente visito o site em busca de novas rotas, trajetos, e até mesmo para conhecer determinado local. Fico ainda mais eufórica quando a cidade, rua ou bairro que procuro já tem o Google Street View.
Só que os satélites que capturam constantemente as imagens da Terra mostram uma mudança impressionante. As imagens mostram as mudanças ocorridas no planeta durante os últimso 28 anos. O nome do projeto que mostra essas mudanças é “Timelapse” e mostram diferentes partes da Terra que mudaram ao longo dessas quase três décadas.


GIF mostra crescimento da cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. Foto: Reprodução.


Já este GIF mostra o desmatamento na Amazônia. Foto: Reprodução. 

Para visualizar o site que reúne todas as imagens, clique aqui.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

{carreira} Entrevista de emprego: evite as gafes




Após algum tempo procurando um emprego e se candidatando a diversas vagas, você finalmente foi convidado a participar de uma seleção. Mas diante de tanta ansiedade para conquistar o cargo, quais são as principais dicas para evitar um deslize? Existe algum manual que ajude nesse momento?

O fato é que não há uma receita de bolo para se dar bem numa entrevista de emprego. Você pode ter feito tudo certo e mesmo assim, não ser o selecionado. Mas é claro, que isso não é motivo para ir de qualquer jeito e confiar na sorte. Confira então seis dicas bastante úteis nesse momento.

Busque informações sobre a empresa: É primordial que você procure saber todos os dados e informações possíveis sobre a empresa que se candidatou. Pode ser que o recrutador pergunte algo a você que esteja relacionado à empresa, como por exemplo, de que forma a sua contratação beneficiaria a companhia X. Se você sabe o que a empresa faz e como ela funciona, pode dar uma resposta mais personalizada, ao invés de seguir respostas padrões que achar na internet.

Comunicação objetiva: O recrutador precisa de respostas claras, concisas e diretas, afinal, o tempo dele é bastante corrido. Evite se prolongar na resposta e nunca fale qualquer gíria.

Seja pontual: Esta questão é a mais importante em uma entrevista de emprego. Se você se atrasar, a impressão que irá passar ao headhunter é de que aquela entrevista não é prioridade para você. Saia de casa adiantada. É melhor você ficar esperando alguns minutos, do que o recrutador ter essa primeira impressão.

Nunca minta sobre a qualificação: Não adicione informações que você não domina, como por exemplo, dizer que tem o inglês fluente, quando na verdade o seu nível é intermediário. Caso seja contratado, é provável que no futuro precise colocar em prática aquilo que você dizia ser fluente, mas na verdade não é. Essa falsa qualificação pode ser vista como quebra de confiança.

Cuidado com o ego excessivo: Quando citar suas qualidades, seja moderado. Ficar falando que você fez ou conquistou determinada coisa pode dar impressão de que você é soberba. Para a maioria das empresas, as conquistas são vistas como um trabalho em equipe e não de uma pessoa somente.  Se quiser se destacar, fale da importância da sua participação na equipe.

Seja equilibrado: Nada pior do que entrevistar um candidato nervoso e ansioso demais. Procure pensar rápido durante as perguntas e procure manter a calma. Foque nas suas habilidades e conhecimentos e não se esqueça das dicas anteriores.

Evite piadinhas na entrevista, este não é o momento certo. Foto: Reprodução.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

{moda} Claudia Leitte e Riachuelo



Ultimamente não tenho postado muitos assuntos relacionados a moda e com uma explicação que acredito ser bem plausível. Há inúmeros blogs sobre moda e cada um deles copiando um do outro. Não há inovação nem pioneirismo, pelo contrário, uma fica visitando o blog da outra para buscar inspiração e assim postar algo "inédito". Além disso, também não gosto do fato de ficar apontando o que é bom ou o que não é, o que é tendência ou não e ficar ditando normas. Cada um deve usar o que bem entender, desde que se sinta bem. É claro que não sou a favor de roupas muito justas e decotadas, como as famosas mulheres frutas usam, mas cada um na sua que a vida continua.

Como falei, não gosto de apontar o que cada um deve usar, mas nesse caso, é uma postagem especial. E lembrando: este não é um post publieditorial. Quando vi a coleção nova da Riachuelo estrelada pela Claudia Leitte, fiquei surpresa. Queria comprar todos os itens da coleção e quando fui na loja que não achava os itens que queria fiquei doida, louca de pedra. Inclusive essa é a parte ruim das lojas magazine, nem todos os produtos da coleção vão para todas as lojas. Você precisa ter sorte de achar. E tive, em uma das lojas, por exemplo, consegui comprar a última saia (foto abaixo) e por pouco não achei a camisa com estampa de onça que tanto queria.

E o melhor de tudo: os preços! As camisas estão na faixa de R$ 59,90 e as calças em torno de R$ 79,90. Sinceramente não achei caro, até porque em outras lojas, os preços estão bem parecidos. Se você ainda não viu a coleção, dá uma conferida nas fotos que peguei do site da marca.









terça-feira, 7 de maio de 2013

{diversos} Cérebro feminino e o sexto sentido




Não é de hoje que ouvimos falar que as mulheres possuem um sexto sentido. Enquanto umas creditam piamente nessa afirmativa, outras são mais céticas e dão mais valor a razão. Mas o interessante é que o neurocirurgião Dr. Fernando Gomes Pinto, do Hospital das Clínicas explica que esse sexto sentido existe sim e tudo porque as mulheres sabem usar os poderes do cérebro a seu favor. Com relação a vida social, as mulheres também se saem melhor.

“Como possuem essa percepção além das aparências, ou seja, o sexto sentido que lhes ajudam a tomar escolhas com resultados mais previsíveis ainda as direciona, por meio da boa comunicação, a usar os recursos, pessoas e situações disponíveis em seu benefício”, diz o médico que afirma ainda que as mulheres conseguem realizar múltiplas tarefas com competência. Disso, nós já sabíamos, não é verdade?

Fonte: Contato Comunicação & Marketing 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

{carreira} Como pedir um aumento salarial



Você tem se dedicado no seu trabalho, é um bom funcionário, chega no horário, cumpre com suas obrigações e sabe que precisa receber um salário maior. Seu objetivo é dirigir-se ao chefe direto e solicitar um aumento. Mas como fazer e de que maneira pedir esse aumento de forma que seu líder não negue seu pedido?

Em primeiro lugar, o mais importante é saber que todo e qualquer tipo de aumento salarial só é concedido se você conseguir convencer o seu chefe de que você merece o aumento, não porque precisa. Por mais que pareça cruel, não interessa para a empresa saber que seu filho vai casar, que o preço dos alimentos aumentou, que você trocou de carro ou se pretende comprar uma casa. Para a empresa, o ponto crucial é: o que eles vão ganhar com o seu aumento salarial?

Parece rude, cruel e agressivo, mas é a pura realidade. De forma geral, a melhor maneira de conseguir um aumento é chegar até o chefe e dizer que você quer, precisa e merece um aumento de 20%, por exemplo. Quando terminar seu pedido, o empregador terá no mínimo duas reações. Na primeira, ele vai rir e na segunda opção, ele começará com um “veja bem", seguido de uma explicação longa e complicada.

Quem pede aumento, enxerga por um ângulo e quem pode dar o aumento  tudo de outra maneira. Há duas regras básicas no quesito aumento de salário: todo empregado acha que recebe menos do que merece e todo empregador acha que o funcionário pode produzir mais.


Como driblar esse impasse?

Normalmente, as empresas não gostam de ouvir falar em aumento de salário, então o mais prudente é encontrar uma maneira em que a empresa se interesse por ouvir o que você tem a dizer. Para entender melhor, vamos dividir os aumentos salariais em três categorias: de curto, médio e longo prazo.

Curto prazo: Esse aumento é para já e a empresa só vai conceder o aumento se o problema for dela, como, por exemplo, quando o funcionário recebe uma proposta para ir para outra empresa. Atualmente, 8 de cada 10 aumentos são concedidos para que o funcionário não mude de empresa.

Médio prazo: Sente-se com seu chefe e estabeleça um programa de objetivos para serem atingidos no prazo de seis meses a um ano. De forma geral, os chefes não gostam de funcionários que pedem aumento, mas costumam dar atenção a quem solicita uma oportunidade. Busque fazer algo além do que você já faz na sua função. Para estagiários, por exemplo, esse é um ótimo momento de mostrar do que é capaz.


Longo prazo: O aumento a longo prazo vem quando nenhuma das duas outras opções deu certo. Pesquisas tem mostrado que quem possui nível superior ganha cerca de 30% a mais do que quem possui apenas o Ensino Médio. E alguém que fala dois idiomas ganha mais do que quem fala apenas o português. Os aumentos têm sido vistos como necessidade imediata, mas na verdade eles precisam ser encarados como um investimento.

Portanto, não desista, você vai conseguir o seu aumento amanhã, daqui a um ano ou quatro anos.


Na hora de solicitar o aumento, algumas dicas são cruciais. Confira algumas:

- Seja direto no ponto. Use um argumento objetivo;
- Apresente resultados concretos da qualidade e rendimento do seu trabalho;
- Sorria sempre, já que é bem mais difícil negar algo para quem está sendo simpático;
- Se naquele momento o chefe negar, pergunte a ele o que você pode fazer nos próximos meses para conseguir o aumento. Peça a ele uma oportunidade, isso vai melhorar suas chances de conseguir um aumento no futuro.