quinta-feira, 9 de maio de 2013

{carreira} Entrevista de emprego: evite as gafes




Após algum tempo procurando um emprego e se candidatando a diversas vagas, você finalmente foi convidado a participar de uma seleção. Mas diante de tanta ansiedade para conquistar o cargo, quais são as principais dicas para evitar um deslize? Existe algum manual que ajude nesse momento?

O fato é que não há uma receita de bolo para se dar bem numa entrevista de emprego. Você pode ter feito tudo certo e mesmo assim, não ser o selecionado. Mas é claro, que isso não é motivo para ir de qualquer jeito e confiar na sorte. Confira então seis dicas bastante úteis nesse momento.

Busque informações sobre a empresa: É primordial que você procure saber todos os dados e informações possíveis sobre a empresa que se candidatou. Pode ser que o recrutador pergunte algo a você que esteja relacionado à empresa, como por exemplo, de que forma a sua contratação beneficiaria a companhia X. Se você sabe o que a empresa faz e como ela funciona, pode dar uma resposta mais personalizada, ao invés de seguir respostas padrões que achar na internet.

Comunicação objetiva: O recrutador precisa de respostas claras, concisas e diretas, afinal, o tempo dele é bastante corrido. Evite se prolongar na resposta e nunca fale qualquer gíria.

Seja pontual: Esta questão é a mais importante em uma entrevista de emprego. Se você se atrasar, a impressão que irá passar ao headhunter é de que aquela entrevista não é prioridade para você. Saia de casa adiantada. É melhor você ficar esperando alguns minutos, do que o recrutador ter essa primeira impressão.

Nunca minta sobre a qualificação: Não adicione informações que você não domina, como por exemplo, dizer que tem o inglês fluente, quando na verdade o seu nível é intermediário. Caso seja contratado, é provável que no futuro precise colocar em prática aquilo que você dizia ser fluente, mas na verdade não é. Essa falsa qualificação pode ser vista como quebra de confiança.

Cuidado com o ego excessivo: Quando citar suas qualidades, seja moderado. Ficar falando que você fez ou conquistou determinada coisa pode dar impressão de que você é soberba. Para a maioria das empresas, as conquistas são vistas como um trabalho em equipe e não de uma pessoa somente.  Se quiser se destacar, fale da importância da sua participação na equipe.

Seja equilibrado: Nada pior do que entrevistar um candidato nervoso e ansioso demais. Procure pensar rápido durante as perguntas e procure manter a calma. Foque nas suas habilidades e conhecimentos e não se esqueça das dicas anteriores.

Evite piadinhas na entrevista, este não é o momento certo. Foto: Reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário