segunda-feira, 27 de maio de 2013

{carreira} Mentiras no currículo, tem problema?


Você foi selecionado para participar de uma entrevista de emprego na multinacional onde sonha trabalhar há tempos, mas tem um pequeno problema. Eles pedem experiência de 5 anos e você só atua na área há dois. Ou então pedem fluência no inglês e na verdade você ainda está no nível intermediário. O que fazer então nesse caso? Incrementar o currículo com uma mentirinha e garantir a vaga? Na-na-ni-na-não!

Descobrir mentiras no currículo de candidatos é a tarefa mais fácil para os recrutadores. Isso porque para verificarem a veracidade de um diploma ou da experiência que o candidato alega ter, basta eles entrarem em contato com a universidade ou com a empresa anterior e bingo! A mentira é descoberta! No caso dos idiomas então, é mais fácil ainda, na hora o recrutador vai testar o seu inglês, que no currículo está como fluente, e a pessoa vai começar com “Well, I don’t speak English so much, so, ahn, er...” Ou então dar desculpas esfarrapadas de que está há muito tempo sem praticar e blá blá blá. Essa desculpa não cola!

Mas o pior de incrementar seu currículo com informações imprecisas ou totalmente inventadas não é ser descoberto, mas sim mostrar o caráter que você tem. A sua chance de entrar na empresa acaba ali. Lembre-se: a competência pode ser desenvolvida, o caráter não. Logo, a mentira te elimina de prosseguir no processo seletivo. Seja verdadeiro e honesto nas suas competências e qualificações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário