Você foi selecionado para participar de uma entrevista de emprego na multinacional onde sonha trabalhar há tempos, mas tem um pequeno problema. Eles pedem experiência de 5 anos e você só atua na área há dois. Ou então pedem fluência no inglês e na verdade você ainda está no nível intermediário. O que fazer então nesse caso? Incrementar o currículo com uma mentirinha e garantir a vaga? Na-na-ni-na-não!
Descobrir mentiras no currículo de candidatos é a tarefa mais fácil para os recrutadores. Isso porque para verificarem a veracidade de um diploma ou da experiência que o candidato alega ter, basta eles entrarem em contato com a universidade ou com a empresa anterior e bingo! A mentira é descoberta! No caso dos idiomas então, é mais fácil ainda, na hora o recrutador vai testar o seu inglês, que no currículo está como fluente, e a pessoa vai começar com “Well, I don’t speak English so much, so, ahn, er...” Ou então dar desculpas esfarrapadas de que está há muito tempo sem praticar e blá blá blá. Essa desculpa não cola!
Mas o pior de incrementar seu currículo com informações imprecisas ou totalmente inventadas não é ser descoberto, mas sim mostrar o caráter que você tem. A sua chance de entrar na empresa acaba ali. Lembre-se: a competência pode ser desenvolvida, o caráter não. Logo, a mentira te elimina de prosseguir no processo seletivo. Seja verdadeiro e honesto nas suas competências e qualificações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário