segunda-feira, 13 de maio de 2013

{carreira} Você é um líder?




Chefe, gerente, supervisor, coordenador... São tantas nomenclaturas que às veze a gentes até se perde. Mas a grande questão é: como ser um líder e influenciar pessoas? No meio corporativo, a grande questão levantada nos últimos anos é sobre a liderança. As empresas têm percebido que os funcionários produzem mais e melhor quando são chefiados por pessoas com espírito de liderança.

Liderar nada mais é do que inspirar pessoas. Mas por mais que para fácil escrever sobre o tema, na prática, é bem mais difícil ser um líder. Enquanto uns acreditam que a liderança é um talento nato, outros afirmam que é possível se tornar um líder. Particularmente, acredito na segunda opção, uma vez que somos seres sociais e também estamos sujeitos ao meio onde vivemos. Podemos nos adaptar conforme a situação.


Lidere a si mesmo

Conheça e identifique seus pontos fracos e fortes. De nada adianta saber liderar os demais, se você não consegue ter autocontrole e inteligência emocional. Aprenda a lidar com frustrações e controle seus impulsos.

Seja humilde
Um bom líder assume sues erros e fraquezas e procura aprender como minimizar esses erros. Pedir ajuda ou perguntar sobre um assunto que não sabe demonstra humildade e conquista a confiança e admiração das demais pessoas.

Seja exemplo
Seja coerente e preciso nas informações e diretrizes que transmitir. Nada pior do que ver a pessoa fazer uma coisa e fazer outra. A ordem até ajuda, mas o exemplo arrasta multidões.

Faça boas escolha
O bom líder sabe escolher qual a pessoa adequada para compor a sua equipe. Busque saber exatamente sobre a competência de cada um dos seus subordinados e “explore” o potencial de cada um dos seus colaboradores. Além disso, não esqueça de reconhecer o talento de cada um deles. Saiba criticar no momento certo, mas também tenha iniciativa de elogiar quando o funcionário fez algo de bom pela equipe.

Não tenha medo dos desafios
Para o líder, nem sempre a semana, o mês ou determinado período é um mar de rosas. Seja determinado na meta que deseja alcançar e estimule sua equipe para que pensem da mesma forma. Ser perseverante para superar obstáculos demonstra equilíbrio emocional e sabedoria profissional.


Trabalhe em conjunto
A função de um líder não está apenas na coordenação e delegação de tarefas. Às vezes é necessário “ir” junto com os demais para que o projeto seja concluído e os resultados se tornem visíveis.

Limites e regras
Aprenda a impor limites e tenha equilíbrio para corrigir as falhas da equipe. Ser líder não significa “perdoar” todos os erros, mas saber corrigi-los na hora certa, com as palavras certas e no tom de voz certo. Seja firme quando for necessário dar uma bronca, mas não perca a calma. Quando precisar falar mais duro com os seus funcionários, pense em como uma mãe corrige seu filho. Ela procura ser firme na sua posição, mas sem perder a ternura. Agindo assim, certamente você vi conquistar a admiração da equipe. E se possível, dê a bronca na sua sala, em secreto, de portas fechadas, a não ser que o erro seja de toda a equipe.

Seja compromissado
Um líder tem consciência de suas responsabilidades e as assume. Se envolva com todos os projetos, não importa a seriedade ou importância de cada um deles. Quando você se compromete com um projeto, contagia o próximo.

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