segunda-feira, 6 de maio de 2013

{carreira} Como pedir um aumento salarial



Você tem se dedicado no seu trabalho, é um bom funcionário, chega no horário, cumpre com suas obrigações e sabe que precisa receber um salário maior. Seu objetivo é dirigir-se ao chefe direto e solicitar um aumento. Mas como fazer e de que maneira pedir esse aumento de forma que seu líder não negue seu pedido?

Em primeiro lugar, o mais importante é saber que todo e qualquer tipo de aumento salarial só é concedido se você conseguir convencer o seu chefe de que você merece o aumento, não porque precisa. Por mais que pareça cruel, não interessa para a empresa saber que seu filho vai casar, que o preço dos alimentos aumentou, que você trocou de carro ou se pretende comprar uma casa. Para a empresa, o ponto crucial é: o que eles vão ganhar com o seu aumento salarial?

Parece rude, cruel e agressivo, mas é a pura realidade. De forma geral, a melhor maneira de conseguir um aumento é chegar até o chefe e dizer que você quer, precisa e merece um aumento de 20%, por exemplo. Quando terminar seu pedido, o empregador terá no mínimo duas reações. Na primeira, ele vai rir e na segunda opção, ele começará com um “veja bem", seguido de uma explicação longa e complicada.

Quem pede aumento, enxerga por um ângulo e quem pode dar o aumento  tudo de outra maneira. Há duas regras básicas no quesito aumento de salário: todo empregado acha que recebe menos do que merece e todo empregador acha que o funcionário pode produzir mais.


Como driblar esse impasse?

Normalmente, as empresas não gostam de ouvir falar em aumento de salário, então o mais prudente é encontrar uma maneira em que a empresa se interesse por ouvir o que você tem a dizer. Para entender melhor, vamos dividir os aumentos salariais em três categorias: de curto, médio e longo prazo.

Curto prazo: Esse aumento é para já e a empresa só vai conceder o aumento se o problema for dela, como, por exemplo, quando o funcionário recebe uma proposta para ir para outra empresa. Atualmente, 8 de cada 10 aumentos são concedidos para que o funcionário não mude de empresa.

Médio prazo: Sente-se com seu chefe e estabeleça um programa de objetivos para serem atingidos no prazo de seis meses a um ano. De forma geral, os chefes não gostam de funcionários que pedem aumento, mas costumam dar atenção a quem solicita uma oportunidade. Busque fazer algo além do que você já faz na sua função. Para estagiários, por exemplo, esse é um ótimo momento de mostrar do que é capaz.


Longo prazo: O aumento a longo prazo vem quando nenhuma das duas outras opções deu certo. Pesquisas tem mostrado que quem possui nível superior ganha cerca de 30% a mais do que quem possui apenas o Ensino Médio. E alguém que fala dois idiomas ganha mais do que quem fala apenas o português. Os aumentos têm sido vistos como necessidade imediata, mas na verdade eles precisam ser encarados como um investimento.

Portanto, não desista, você vai conseguir o seu aumento amanhã, daqui a um ano ou quatro anos.


Na hora de solicitar o aumento, algumas dicas são cruciais. Confira algumas:

- Seja direto no ponto. Use um argumento objetivo;
- Apresente resultados concretos da qualidade e rendimento do seu trabalho;
- Sorria sempre, já que é bem mais difícil negar algo para quem está sendo simpático;
- Se naquele momento o chefe negar, pergunte a ele o que você pode fazer nos próximos meses para conseguir o aumento. Peça a ele uma oportunidade, isso vai melhorar suas chances de conseguir um aumento no futuro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário