terça-feira, 18 de setembro de 2012

{saúde} Atividade física

Foto: Sxc.hu


Esta semana meu cérebro está um pouco lento e tenho certeza que é o calor de 40 graus que tem feito no Rio de Janeiro. Está simplesmente fritando ovo no asfalto. Com isso, acabo ficando sem ideias do que fazer e postar no blog, mas dando uma olhada no meu e-mail, frequentemente recebo umas sugestões de pauta super bacanas ligadas ao universo feminino. Uma delas me chamou bastante a atenção, pois estou em meta de emagrecimento até o final do ano, e tudo que apareça para me ajudar nesse sentido, eu corro atrás.

Bem, a pauta fala sobre os suplementos ideais para cada atividade física. Até porque além de uma alimentação adequada, os suplementos podem ajudar a queimar calorias, ganhar massa, eliminar gordura, e por aí vai. Mas sempre com a orientação de um nutricionista. Não vale pegar a indicação de um colega na academia e usar a mesma coisa. Ou o efeito pode ser contrário ao que se deseja.

Mas vamos lá, as dicas são da nutróloga Liliane Oppermann (CRM-123314). Selecionei algumas dicas para a postagem não ficar muito longa:




Para que servem?
Foto: Reprodução internet
São substâncias que completam a ingestão de alimentos que não foram consumidos, tanto em calorias como também em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras, juntas ou separadas, dependendo das necessidades de cada pessoa.

Uso do suplemento
Só devem ser usados por quem realmente necessita. Devido ao fácil acesso, muitas pessoas passam adquirir o uso do suplemento sem a orientação de um profissional da nutrição. Algumas recebem indicação de amigos e pensam erroneamente que aquele suplemento será o combustível indispensável para seu progresso nos treinamentos.

Suplementos e atividades físicas
Musculação: o mais indicado seria à base de proteína, caso o praticante tenha o objetivo de aumentar a massa muscular;

Natação: Os carboidratos são a fonte mais eficiente de energia para os músculos, e um nadador precisa de bastante energia porque o desgaste físico do esporte é muito grande. A suplementação com dextrose mais conhecida como glicose é a principal fonte de energia do corpo, sendo um carboidrato simples que é digerido e absorvido rapidamente, dando um aumento de energia imediato;

Corrida e Ciclismo: São exercícios, em geral, de longa duração, o suplemento deve ser à base de carboidrato, para fornecer energia para o músculo trabalhar, adiando a fadiga;

Tênis: Para jogadores com rotina de treinamento intenso, sugere-se um consumo adicional de vitamina C e E para melhorar a resposta imunológica e aprimorar a ação antioxidante. Suplementos e zinco, cálcio, ferro não melhora o desempenho, apenas ajuda a manter a dieta balanceada.  Para o tenista é recomendado o consumo de repositores energéticos de 30 a 60 g para cada hora de exercício é o suficiente para evitar a hipoglicemia.

Cuidados antes de comprar um suplemento alimentar
Procure uma nutróloga para orientar você da melhor maneira possível sobre consumo dos suplementos.
Quem arrisca consumir esses suplementos sem indicação de um profissional da saúde pode ter problemas futuramente no fígado, rins e no coração. O consumo em excesso pode acarretar sérios problemas para a saúde do atleta, por exemplo, a vitamina C pode aumentar o risco de pedras nos rins e no fígado o acúmulo de gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário